Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, ampliou parque tecnológico de imagens das unidades de saúde

Rede de diagnóstico por imagem do Estado teve o reforço de 310 novos equipamentos desde o início da pandemia

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), renovou o parque de imagens da rede estadual de saúde na capital e no interior do estado. Entre os mais de 300 itens entregues às unidades de saúde do Amazonas, desde o início da pandemia, estão aparelhos de ultrassom, raio-X digital, tomógrafos, eletrocardiógrafos, eletroencefalógrafos, entre outros.

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, reforçou a importância da modernização dos parques de imagem das unidades para otimizar a prestação dos serviços de assistência à saúde da população. A iniciativa faz parte das ações de reestruturação da rede estadual de saúde, inserida no programa Saúde Amazonas.

“Fizemos uma reorganização do nosso orçamento, de 2020, e conseguimos destinar mais de R$ 20 milhões para aquisição de equipamentos, que estão sendo entregues às unidades dentro do planejamento. Equipamentos obsoletos de raio-X, de ultrassonografia e de tomografia estão sendo substituídos por aparelhos novos e mais modernos, possibilitando diagnósticos mais rápidos no interior e na capital”, ressaltou o titular da SES-AM.

Ao todo, 310 novos equipamentos de imagem foram adquiridos pela SES-AM, entre aparelhos de ultrassom (76), raio-X digital fixo (21) e móvel (20), digitalizador de imagens (61), eletrocardiógrafos (115), eletroencefalógrafo (10) e tomógrafos (7), para atualização do parque tecnológico da rede estadual de saúde.

Na capital, maternidades, Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) Adulto e da Criança, Hospital Infantil Dr. Fajardo, fundações, Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), policlínicas e unidades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) receberam raio-X digital. O equipamento permite que as imagens sejam lidas diretamente no computador do médico tão logo o paciente realize o exame.

“O raio-X digital vem oferecer agilidade na realização de exames e laudos para o paciente, facilitando o fluxo de trabalho no diagnóstico médico, sendo fundamental para o melhor diagnóstico e tomada de conduta adequada. Sabemos que cada vez mais precisamos ter a tecnologia como aliada na busca do melhor atendimento ao paciente”, disse a diretora do SPA Zona Sul, Aládia Jimenez.

O suporte à rede com o apoio em diagnóstico por imagem também foi concedido ao Hospital Francisca Mendes e às Policlínicas Codajás e Gilberto Mestrinho com a disponibilização recente de ecocardiógrafo.

Reforço no interior – A SES-AM realizou a aquisição de 59 aparelhos de ultrassom e 61 digitalizadores de imagem para equipar os municípios do interior do Amazonas, além de outros equipamentos de imagem, como tomógrafos (4), para implantar estrutura de média e alta complexidade nos hospitais de municípios polos de saúde regional.

“O próximo passo será o laudo a distância destes exames com o objetivo de ampliar a assistência e resolutividade ao interior”, afirmou a secretária executiva adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior do Estado do Amazonas, Rita Almeida.

A entrega de aparelhos de tomografia faz parte da implantação do Saúde nas Calhas, projeto do Saúde Amazonas, que visa descentralizar os serviços assistenciais à população do interior do estado, estruturar as unidades de saúde fora de Manaus e a atuar na regionalização inicialmente de cinco polos (Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Tabatinga e Tefé).

FOTO: Breno Brandão/FPS e Rodrigo Santos/SES-AM

-publicidade-