Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Governo do Amazonas realiza ações de segurança alimentar e nutricional nos restaurantes e nas cozinhas populares

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), está realizando, durante o mês de maio, diversas ações voltadas à segurança alimentar e nutricional nos restaurantes e nas cozinhas populares. Em Manaus, são sete unidades desses equipamentos públicos, localizados em bairros estratégicos e com foco no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan/Seas), estão sendo ofertadas duas oficinas neste mês: limonada suíça com gengibre e biscoito de sequilho de maracujá. Os cursos são ministrados por nutricionistas do “Projeto Alimentação Adequada”.

“O objetivo desta ação é estimular o hábito de criar e produzir alimentação saudável, prática e de baixo custo. Os participantes das oficinas são os usuários dos próprios equipamentos públicos, que adquirem conhecimento para aplicá-los em casa, podendo inclusive criar uma alternativa para geração de renda”, explica a gerente da Gadsan/Seas, Kaliny Alves.

Refeição a R$ 1 – As refeições servidas nas quatro unidades de restaurantes populares (Centro, Novo Israel, Compensa e Jorge Teixeira), fazem parte do “Projeto de Fortalecimento da Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada” e custam o preço simbólico de R$ 1. A refeição é subsidiada pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada.

O cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outros). Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h (novo horário).

Sopa de graça – Nas três unidades de cozinhas populares (Alfredo Nascimento, Rio Piorini e Parque São Pedro), também integrantes do “Projeto Alimentação Adequada”, as sopas são servidas gratuitamente aos usuários, uma vez que são custeadas exclusivamente pelo Governo do Estado. Os sabores são variados, como sopa de carne, de mocotó e de feijão, entre outras. A distribuição acontece de segunda-feira até sábado, a partir do meio-dia.

Restaurantes Populares

• Restaurante Popular Centro – Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

• Restaurante Popular Novo Israel – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)

• Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

• Restaurante Popular Jorge Teixeira – Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)

Cozinhas Populares (Sopões)

• Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante (esquina com Rua 2)

• Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro (esquina com a Rua Amazonas)

• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga Rua Plácido – Invasão da Carbrás)

FOTO: Divulgação/Seas

-publicidade-