25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Amazonas realiza investimento de mais de R$ 350 mil e beneficia o setor primário de Japurá

Quase 190 famílias foram beneficiadas com o fomento no município

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizou a entrega oficial de equipamentos agrícolas e materiais de consumo para duas associações do setor primário em Japurá (distante 744 quilômetros em linha reta de Manaus). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (12/11), na Escola Estadual Dorotheia de Souza Braga, localizada na área central do município.

Foram contempladas a Associação de Pescadores e Agricultores da Comunidade de Altamira (APEACA) e a Associação Comunitária Extrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Buá-Buá (ACOMAJ), ambas localizadas na zona rural de Japurá.

As associações receberam, por meio de edital, equipamentos permanentes e materiais de consumo. A APEACA recebeu dois triciclos cargo com carroceria, 14 roçadeiras, um moto cultivador c/ enxada rotativa, um grupo gerador, três prensas (manual) da mandioca e quatro motosserras. Já a ACOMAJ foi beneficiada com equipamentos permanentes:15 motores de popa, três canoas, um grupo gerador, três motores bomba, além de materiais de consumo.

Beneficiados – Aproximadamente 800 pessoas serão beneficiadas com a aquisição dos equipamentos, por meio do incentivo do FPS. Ambas as associações aumentarão a produção e a comercialização de banana, macaxeira, castanha, plantio de hortaliças, melancia e limão. Esses equipamentos vão ajudar também a modernizar a atividade dos associados, melhorando as práticas de cultivo e manejo de Pirarucu.

Para que os trabalhos das entidades não fossem interrompidos durante a pandemia, o governador Wilson Lima autorizou, por meio de ofício, o uso dos equipamentos que já se encontram nas associações, beneficiando comunidades distantes da sede do município, afirma a secretária-executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, Kathelen Santos. “Por este motivo, realizamos hoje a entrega simbólica dos benefícios e, aproveitando a oportunidade, apresento nossos novos projetos aqui, em Japurá, para o ano de 2021, por meio do FPS, onde temos quatro projetos do setor primário ativos e iniciaremos novos projetos do setor social. Sejam bem-vindos a esta nova parceria e obrigada por todo o carinho para com os nossos técnicos e com toda a equipe em geral. Em nome do governador (Wilson Lima) e da nossa primeira-dama Taiana Lima, eu trago um abraço para todas as mulheres, em especial para aquelas que trabalham no campo”, frisou.

FPS – O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), seleciona, custeia e monitora projetos.

Foto: Divulgação/FPS

spot_img