24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas se engaja a campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher

A campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher realizada em vários estados brasileiros também vai acontecer no Amazonas. A abertura será neste domingo (25/11), às 8h, no complexo turístico da Ponta Negra, bairro de mesmo nome, zona oeste de Manaus, e segue ate o dia 10 de dezembro.

A ação é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e Comitê de Combate à Violência Obstétrica. “Vamos reunir várias mulheres e seus convidados com objetivo de chamar a sociedade à reflexão sobre os vários tipos de violência cometida contra as mulheres e as formas de combatê-las de forma efetiva seja através conscientização, da prevenção ou denúncia”, informa a titular da Sejusc, Eliane Ferreira.

A programação segue no dia 26 de novembro com a realização de oito rodas de conversa sobre violência obstétrica. Às 9h será nas maternidades Alvorada, Ana Braga, Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, e as 14h30 nas unidades Alzira Marreiro, Chapot Prevost, Moura Tapajós e Nazira Daou.

No dia 27, das 8h às 16h, acontece a premiação dos vencedores do 6o Concurso Estadual de Prevenção à Violência contra a Mulher, com o tema “Assédio Sexual contra a Mulher, Submissão e Medo nos Espaços Públicos e Privados”.

Os participantes são alunos da rede pública de ensino de todo o Amazonas que enviaram redações, vídeos, música e peças teatrais sobre o tema. “É uma maneira de conhecer o olhar dessas crianças e adolescentes sobre violência à mulher e de envolvê-los no enfrentamento”, explica a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Jackeline Tavares.

No mesmo dia, às 11h e às 15h, acontecem uma sessão especial sobre violência contra a mulher na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e atividades culturais na praça Heliodoro Balbi, a Praça da Polícia, no Centro da capital, respectivamente.

Uma aula magna com a pauta “Violência Obstétrica e Evidências Científicas”, ministrada por Maira Takemoto, acontecerá no dia 28 de novembro às 16h no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi.

A campanha internacional “Laço Branco” em que homens se unem em prol das mulheres no que diz respeito à proteção e combate à violência inicia no dia 04 de dezembro, às 14h, no Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos.

Foto: Arquivo/Sejusc

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui