27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas terá agenda ambiental para atender trabalhadores rurais em Santo Antônio de Matupi

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SDS), com apoio de instituições parceiras, irá realizar, de 30 de março a 10 de abril, uma agenda ambiental para atender os trabalhadores rurais de Santo Antônio de Matupi, distrito de Manicoré (a 330 quilômetros de Manaus). A proposta é esclarecer junto aos trabalhadores quais áreas estão permitidas para a atividade econômica, especialmente de agropecuária e manejo florestal, além de trazer à legalidade propriedades que ainda são exploradas clandestinamente.

A agenda contará com o atendimento do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e instituições estaduais e federais de assistência técnica, rural e de regularização fundiária. A programação começou a ser desenhada na última segunda-feira, dia 23 de fevereiro, entre o corpo técnico da SDS, vereadores e produtores rurais do distrito de Manicoré. Além das ações de regularização de terra, está prevista a realização de palestras de esclarecimento sobre assistência técnica rural.

Para a titular da SDS, Kamila Amaral, a agenda fortalece o crescimento ordenado nessa região, que, em 2014, registrou uma queda de 50% no desmatamento. “O que nós queremos é estimular o crescimento ordenado do Estado, de forma que, onde existir agricultura e pecuária já consolidada, o Estado possa demonstrar que essas atividades podem ser desenvolvidas respeitando a legislação ambiental. Queremos ainda mostrar quais mecanismos o Governo do Amazonas oferece para que isso aconteça”, destacou a secretária, acrescentando que a regularização ambiental, por meio do CAR, é um passo importante para que os índices de desmatamento continuem baixando nas áreas consideradas críticas do ponto de vista ambiental.

Reunião – Paralelamente à agenda ambiental em Matupi, a SDS articulou um encontro com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentim, em Brasília, também em março, para debater sobre a previsão de criação de áreas federais protegidas.

Para o vereador de Manicoré, Anderson Ferreira, essa é uma agenda prioritária para trazer segurança para o setor produtivo. “Precisamos participar ativamente dessas discussões de criação de áreas protegidas para que o setor produtivo seja ouvido e possa contribuir levando a realidade local e garantindo o futuro da região”, disse.

Redução de desmatamento – Santo Antônio do Matupi é distrito do município de Manicoré e fica localizado no km 180 da BR-230 (Transamazônica). No distrito vivem aproximadamente 12 mil moradores, a maioria dedicada à produção agrícola e pastoril. Em 2014, Matupi apresentou uma redução de desmatamento acima de média estadual, chegando a 50% em relação a 2013. Em anos anteriores, Matupi já liderou a lista de distritos com maior índice de desmatamento do Estado.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui