26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Governo do Estado apresenta Programa de Ciência e Tecnologia do Amazonas

O desenvolvimento econômico, social sustentável e responsável da região é a base que orienta o Programa de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, apresentado na noite de quinta-feira (26/09) à comunidade acadêmica, no Largo de São Sebastião, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Museu da Amazônia (Musa). A apresentação do programa, na íntegra, está disponível no site da Seplancti (www.seplancti.am.gov.br), no item “Ciência, Tecnologia e Inovação”.

“O propósito de tudo nada mais é que melhorar a distribuição de riquezas e as condições de vida da população quanto à educação, saúde e renda”, disse o secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia Jório Veiga, na abertura do evento.

Elaborado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Seplancti), o programa contempla os princípios de desenvolvimento traçados pelo governador Wilson Lima, na promoção do bem-estar das pessoas, a partir de novas oportunidades de emprego e renda associadas à exploração sustentável dos imenso potencial de recursos naturais do estado.

Construído de forma inédita em parceria com a rede de órgãos e instituições que formam o sistema de C&T do Estado, o programa tem como foco as estratégias de desenvolvimento econômico, social e territorial, além da consolidação do sistema de C&T como difusor de desenvolvimento e aperfeiçoamento da pesquisa e do ensino superior.

Um dos maiores avanços do novo programa de C&T do estado é a articulação dos princípios da Agenda 2030, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, o projeto de planejamento do Amazonas para os próximos quatro anos.

Um dos eixos do programa é o Biópolis Amazonas, projeto estruturante do PPA 2020-2023 que tem a missão de transformar em riqueza o vasto potencial de recursos da biodiversidade do Amazonas. Envolvendo cinco secretarias de Governo, o projeto prevê a criação de um complexo tecnológico com vertente internacional, educacional, cultural e econômica, a partir de cinco eixos de intervenções: Turismo, Mineração Sustentável, Polos Agroindustriais, Agricultura Peri-Urbana e Produção de Proteínas Alternativas, na esfera do desenvolvimento regional. Em Manaus, está prevista a criação de parques tecnológicos, científico e digital.

Dois desafios foram estabelecidos na definição do projeto: incorporação à atual matriz econômica (Polo Industrial de Manaus) do desenvolvimento socioeconômico sustentável, cuja meta é transformar Manaus em cidade modelo. O outro é incorporar as cidades do interior, promovendo a melhoria das condições de vida, desenvolvimento da economia e distribuição da riqueza nessas regiões, com meta de transformar esses municípios em “lab-cities”.

No eixo Pesquisa e Formação, estão previstas ações de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos, visando o fortalecimento do sistema C&T. No eixo de popularização da Ciência estão definidas ações para a estruturação e fortalecimento da rede de museus, expansão do sistema C&T e programas de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

PPA – O Programa de Ciência e Tecnologia tem asseguradas 20 ações no Plano Plurianual (PPA) do Amazonas 2020-2023. Entre as ações estão a implantação da Central de Produção e Disseminação de Análises e Estatísticas Socioeconômicas, Demográficas e de Base Territorial; o fortalecimento do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia; a popularização e difusão da C&T; entre outras.

FOTO: Divulgação/Seplancti

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui