24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Estado do Amazonas avança com as obras de macrodrenagem do Prosamim no Igarapé Mestre Chico

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), avançam nas obras de macrodrenagem no leito do igarapé Mestre Chico, em um trecho localizado entre as avenidas Leonardo Malcher e Parintins, no bairro da Praça 14, zona sul de Manaus.

A fase das obras de implantação de macrodrenagem está construindo as galerias que irão canalizar o igarapé, já tendo alcançado cerca de 40% da execução das mesmas, cerca de 160m de galerias.

A intervenção urbanística no leito do igarapé Mestre Chico é uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e prevê a construção de um novo parque urbano do programa na capital.

O novo parque urbano terá uma extensão de 15.742,46m², dotada com equipamentos urbanos como praças, academias ao ar livre, paisagismo, quadras multiuso, playground equipados com escorregadores, balanços, obras de macro e microdrenagem, esgotamento sanitário e calçadas.

As obras nesse trecho do igarapé Mestre Chico irão reassentar cerca de 600 pessoas que viviam em 122 imóveis suscetíveis aos riscos das alagações. O social do Prosamim vem atuando nas duas frentes de obras auxiliando os beneficiários com suas mudanças e organização das documentações necessárias para os processos de desapropriação realizados pela Superintendência Estadual de Habitação.

“Atualmente, estamos executando as obras de macrodrenagem que irão canalizar o igarapé, já ultrapassamos a primeira fase da obra que realizou a troca do solo da área, retirando o material inapropriado para as obras e colocando um solo adequado. Após concluirmos as galerias, que já ultrapassaram os 160m de extensão, iremos aterrar a área iniciando a requalificação urbanística do local, afirmou o engenheiro civil, João Benaion.

Geração de Empregos – A obra do Prosamim no Igarapé Mestre Chico está gerando 40 empregos diretos nessa fase inicial, os empregos englobam operadores de maquinas, técnicos de segurança do trabalho, serventes, pedreiros e carpinteiros

O Coordenador Executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que “o Governo do Estado está comprometido com o Prosamim e com a mudança que ele proporciona na vida das pessoas, sejam as famílias reassentadas ou as beneficiadas no entorno das requalificações urbanísticas executadas pelo programa. Nós atuamos em conjunto com diversas secretarias em uma força-tarefa no intuito de se obter o máximo de celeridade possível para que as obras sejam concluídas”.

Foto: Divulgação/UGPE.

spot_img