Governo do Estado entrega livros da Escola Pública de Trânsito em Maués e motos para fiscalização

O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (24/06), mais de 3 mil livros paradidáticos para alunos da rede estadual de Ensino Fundamental do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). Eles fazem parte da primeira fase da Escola Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran-AM) do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que iniciará suas atividades no segundo semestre deste ano.

As entregas ocorreram durante as ações da Operação Enchente 2021. Desde fevereiro, o governador Wilson Lima tem coordenado as atividades dessa operação que visa reduzir os impactos da cheia. Na oportunidade, o Estado tem realizado entregas para os municípios.

Além dos livros, o Detran-AM doou para o município duas motocicletas para auxiliar os agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito de Maués (Demut) a iniciarem as fiscalizações com a implantação do Sistema de Gestão de Infrações, conhecido como Sistema Radar, que será objeto de um convênio de cooperação técnica entre o Detran Amazonas e Demut Maués.

Escola Pública – A Eptran-AM tem como foco três programas fundamentais: o “Educar para o Trânsito”, para alunos da rede estadual de Ensino Fundamental; o “Minha CNH”, para alunos da rede estadual de Ensino Médio; e um programa de cursos especializados para a população em geral, como a formação de mototaxistas, por exemplo.

As teleaulas serão produzidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação e Desporto, e serão transmitidas pelos canais de difusão da secretaria. A expectativa é que essa parceria entre Detran-AM e a pasta de Educação alcance aproximadamente 300 mil alunos da rede estadual de ensino em todo o estado.

A entrega dos livros “Sou Legal – Educação para o Trânsito” será feita pela Secretaria de Educação.

Sistema Radar – O Sistema de Gestão de Infrações, conhecido como Radar, foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em agosto do ano passado, o Detran-AM adquiriu o sistema para repassar, a custo zero, para os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no estado.

Maués já é integrado ao SNT. Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o município passa a contar com uma ferramenta para gestão das infrações.

Educação 4.0 – Além da parceria com o Detran-AM, a Secretaria de Educação realizou, em Maués, a entrega de 66 computadores a professores e estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Estadual João Paulo II como parte do projeto “Educação 4.0”.

Kits escolares serão distribuídos para 6,6 mil estudantes da rede estadual e cerca de 363 profissionais da Educação. Em todo o estado, as entregas de material escolar e fardamento vão beneficiar 450 mil alunos e 24 mil profissionais.

Em Maués, a Secretaria de Educação ainda trabalha na revitalização das escolas estaduais Santina Filizola e Maria das Graças. O valor estimado é de R$ 500 mil.

FOTO: Diego Peres/Secom e Divulgação/Detran-AM