Governo do Estado formaliza promoção de 1.900 policiais militares e bombeiros do Amazonas

No total, 7.973 policiais militares e 572 bombeiros foram promovidos nos últimos onze meses

Nesta quinta-feira (27/09), na Arena Amadeu Teixeira, em Flores, zona centro-sul de Manaus, 1.900 policiais militares e bombeiros participaram da solenidade de formatura que oficializou a promoção na carreira. Com as novas promoções, o Governo do Estado contabiliza 7.973 policiais militares e 572 bombeiros promovidos nos últimos onze meses, resolvendo todo o passivo de pendências de avanço na carreira dos servidores das corporações.

Na formatura de hoje, 1.642 policiais militares e 258 bombeiros tiveram as atas de promoção assinadas na última sexta-feira (21/09).

“Essa promoção representa a valorização do policial militar e do bombeiro militar pelo Governo do Estado. Mesmo em uma situação de crise econômica, estamos com essas promoções em dia. Isso também gera um reflexo no trabalho da corporação para a comunidade amazonense”, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva.

De acordo com o secretário extraordinário, coronel Walter Cruz, a promoção para os militares significa não só o aumento salarial, mas também uma responsabilidade maior para os postos que eles irão exercer em suas instituições. “É verdadeiro que temos ainda vários caminhos a percorrer, como na questão da qualificação, dos concursos públicos, mas hoje se encerra mais uma etapa desse governo, que está reconhecendo o papel da segurança pública como um todo. Estamos trabalhando para que cada vez mais a sociedade amazonense entenda que tudo isso que o governador está fazendo é para dar o melhor atendimento ao cidadão”, afirmou Walter Cruz.

Contemplados – As promoções da Polícia Militar formalizadas hoje atendem todas as patentes. A maior parte de praças, com 1.575 policiais militares. Ao todo, 67 oficiais foram contemplados com a progressão da carreira e um oficial foi promovido a coronel. No Corpo de Bombeiros, desde outubro de 2017 já foram promovidos 572 militares, contando com os atuais 258 beneficiados.

“Vamos ter a responsabilidade maior ainda de fazer um trabalho de melhor qualidade, de estar mais próximo da população, reativando os conselhos de segurança comunitários. Não é só a questão das promoções, nós também estamos buscando treinamentos. Com o programa de governo GuardiAM 24 Horas nós vamos buscar a tecnologia e trazer treinamento aos policiais. Isso tudo é importante e vai fazer com que o trabalho seja melhorado lá na ponta para o cidadão”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Silva.

“Os bombeiros militares e seus familiares estão em festa hoje e agradecem, pois havia uma pendência com relação às promoções e o Governo do Estado veio e cumpriu com a sua palavra. Isso só vem a somar, fazer com que os bombeiros continuem fazendo nossa missão fim”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

Outros benefícios – O Governo do Amazonas concedeu este ano um reajuste de 24% referente a datas bases dos policiais militares, que não eram cumpridas desde 2015. Além disso, o governo reajustou em 100% o auxílio-alimentação e o auxílio-moradia para policiais militares e bombeiros. Pagou o auxílio-fardamento, no valor de R$ 2.275, para os policiais militares.

Na Polícia Civil, 1.144 delegados, escrivães, investigadores foram promovidos. Cem delegados foram alçados à 3ª classe. O governo também extinguiu a 5ª classe, beneficiando 188 delegados, e fez o pagamento da última parcela do escalonamento.

Em abril, promoveu aumento salarial de 42% para peritos criminais, legislas e peritos odontolegistas da Polícia Técnico Científica do Amazonas, que estavam há quatro anos sem melhorias salariais.

FOTO: Bruno Zanardo / Secom