As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Governo do Estado inaugura Ceti Prefeito Washington Luís Régis da Silva e realiza formatura da turma do Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares, em Manacapuru

Com estrutura ampla e moderna, o Governo do Estado irá inaugurar, às 9 horas do dia 14 (segunda-feira) de março, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luís Régis da Silva, no município de Manacapuru (distante 84 quilômetros de Manaus). Na ocasião, também haverá a cerimônia de formatura de 175 estudantes que concluíram a primeira fase do Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares no Interior do Amazonas.

Com investimentos de R$ 12,5 milhões, o Ceti Washington Régis é o primeiro a ser construído no município e soma-se a outras 55 unidades de ensino de tempo integral em Manaus e no interior do Amazonas. O novo Ceti está situado na Estrada Manoel Urbano, no Conjunto Minha Casa Minha Vida, em Manacapuru.

Com capacidade para atender a mil estudantes diariamente, o Ceti Washington Régis, que atenderá a alunos matriculados no ensino fundamental (1º ao 5º ano), (6º ao 9º ano) e ensino médio na modalidade de tempo integral, está equipado com 24 salas de aulas climatizadas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina semiolímpica, campo de futebol, quadra poliesportiva e refeitório.

Construído para melhorar o ensino da comunidade escolar do município de Manacapuru, o Ceti dispõe ainda de ambientes administrativos, sala para professores e técnicos, cozinha, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, secretaria para atendimento ao público e estacionamento para servidores.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Ceti de Manacapuru é mais um dos grandes investimentos do Governo do Estado em prol da educação. “O Ceti em Manacapuru é um dos altos investimentos do Governo do Estado para reforçar a qualidade do ensino e ampliar o acesso dos jovens à educação de tempo integral”, informou o secretário.

Desenvolvedores de Software – O Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares no Interior do Amazonas é executado pela Seduc, em parceria com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a empresa de referência na área de tecnologia de informática e comunicações (Envision).

Lançado em 2014, o Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares no Interior do Amazonas é direcionado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo pré-requisito para a participação que o aluno interessado tenha conhecimentos básicos de informática e resida nos municípios de aplicação do projeto: Manacapuru ou Itacoatiara (seja em zona rural ou urbana).

Com o programa, além de propiciar aos estudantes a aquisição de novos conhecimentos, o Governo do Estado busca incentivar a formação de novos profissionais para atuarem no segmento tecnológico. Por meio do programa, os jovens recebem uma carga de incentivos que possibilita a aquisição de conhecimentos na área de desenvolvimento de Software e, consequentemente, o preparo para atuação em novas frentes de atividade profissional.

Com carga horária total de 650 horas de treinamento em ferramentas específicas de informática, distribuídas em cursos com horas de aula variáveis em função dos conteúdos a serem ministrados, o programa desenvolve características inovadoras, tais como: interiorização dos recursos produzidos pelos incentivos da Zona Franca de Manaus; criação de empresas de tecnologia no interior do Estado do Amazonas; formação de empreendedores no interior do estado; cursos específicos de tecnologia da informação para capacitação dos estudantes das regiões envolvidas, entre outras ações.

Washington Régis – Filho de Raimundo Lima da Silva e Maria da Conceição Régis da Silva, Washington Luís Régis da Silva nasceu em 11 de março de 1954, no município de Manacapuru. Ex-prefeito do município, Washington foi também seringalista, comerciante e professor.

A vida política de Washington Régis teve início quando foi eleito vereador em Manaus, no ano de 1992. Dois anos depois, foi eleito para deputado estadual, exercendo três mandatos consecutivos.

Em 2004, elegeu-se como prefeito no município de Manacapuru, sendo reeleito nos anos de 2008 e 2012. Em novembro de 2013, Washington renunciou ao cargo de prefeito para cuidar de uma doença degenerativa. Faleceu no dia 29 de julho de 2015, aos 61 anos, em decorrência da mesma doença.

você pode gostar também