Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Governo do Estado incentiva produção de peixe em Humaitá com entrega de kits de análise de água

Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), entregou, nesta quarta (17/03), cinco kits de análise de água colorimétricos para piscicultores do município. A entrega faz parte das ações do programa Pró-Piscicultura, do Governo do Estado.

A entrega ocorreu no Centro de Reprodução de Alevinos de Humaitá, e contou com a presença de cinco piscicultores que foram beneficiados. Estavam presentes a gerente da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Gisely da Silva, e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, além de representantes da Secretaria de Produção Rural do município, engenheiros de pesca, médico veterinário e técnicos de recursos pesqueiros da Sepa.

A engenheira de pesca da Sepror, Daphne Alves, que participou da entrega para os piscicultores, afirmou que, de posse desses kits, eles poderão analisar a qualidade da água com mais facilidade, visando alavancar a produção.

“Por meio do kit, os piscicultores podem realizar as devidas alterações para melhorar o manejo, produzindo um pescado de melhor qualidade, proporcionando um melhor rendimento e rentabilidade”, afirmou a engenheira.

Piscicultor há 13 anos, Gilmar Almeida ressalta a importância da entrega do kit de análise de água, a capacitação e a assistência técnica que recebe do Idam e da Sepror.

“Desde antes da pandemia, a equipe da Sepa realiza visitas técnicas na minha propriedade juntamente com a equipe do Idam, auxiliando melhores formas de aumentar minha produção. Atualmente trabalho com tambaqui, com produção anual de 12 a 15 toneladas. Com os kits de análise de água, posso produzir um peixe ainda mais saudável e de qualidade”, finalizou o piscicultor.

De acordo com dados da Sepa, aproximadamente 210 piscicultores de 31 municípios do estado estão sendo beneficiados, por meio de chamamento público, para distribuição de kits de análise de água, visando melhorar a qualidade de água de piscicultores do Amazonas.

FOTO: Sepa/Sepror

-publicidade-