24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Estado inicia nova fase dos testes no sistema de esgotamento sanitário construído pelo Prosamim

O Governo do Amazonas, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou nesta sexta-feira (19/06), a segunda fase dos testes no Sistema de Esgotamento Sanitário, executados pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), nas zonas sul e oeste da capital.

Os testes do sistema de esgotamento sanitário construídos pelo Prosamim iniciaram na última segunda-feira (15/06) e atestaram, na primeira fase, a funcionalidade das redes de coleta de esgoto executadas nos bairros da Aparecida, Glória e Centro.

Os testes das redes de coleta foram realizados por meio da injeção de água nas redes, para que os técnicos presentes pudessem observar, através dos poços de vista da rede, o perfeito escoamento das redes.

A segunda fase dos testes vai analisar a funcionalidade das Estações Elevatórias de Esgoto, construídas nos bairros da Aparecida, Centro, Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Presidente Vargas.

O Governo do Estado concluiu no início do mês as obras de parte do sistema de esgotamento sanitário previstos no Prosamim III, e que incluem seis estações elevatórias de efluentes e 24 quilômetros de redes de coleta de esgoto.

As obras do sistema de esgotamento sanitário executadas pelo Prosamim contemplam uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro do Educandos. A previsão para a conclusão das obras é no primeiro semestre de 2021.

Os testes na manhã de hoje verificaram a funcionalidade das bombas das Estações Elevatórias, esses equipamentos serão os responsáveis por fazer o envio dos efluentes provenientes das redes de coleta até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), os técnicos presentes observaram o funcionamento dos tanques e boias de nível.

Durante a execução dos testes, o Município é representado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Convênio – Os testes fazem parte de um convênio de Execução de Obras de Saneamento Básico firmado pelo Governo do Estado, por intermédio da UGPE, que é o órgão que administra, executa e fiscaliza as obras do Prosamim, com a administração municipal.

O subcoordenador do Institucional da UGPE, o advogado Francisco Souza, afirma que o Governo do Estado executou as obras com o acompanhamento da Ageman e a Concessionária Águas de Manaus. Ele ressalta que, concluídas as etapas da execução das obras, iniciam-se os testes de todos os equipamentos contidos no Sistema de Esgotamento Sanitário e que, finalizados os testes, o município realizará o repasse da operação do sistema à concessionária.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que parte da população acredita que o Prosamim seja um programa de habitação, em virtude dos parques residenciais característicos do programa, quando na verdade, a essência do programa é o saneamento básico.

Campêlo ressalta que as obras do sistema de esgotamento sanitário que estão sendo concluídas pelo Prosamim III irão beneficiar diretamente mais de 130 mil pessoas com coleta e tratamento do esgoto.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

spot_img