32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Governo do Estado leva ação de cidadania e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica ao município de Iranduba

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza neste sábado, 1º de agosto, uma ação de cidadania e atendimento itinerante às mulheres em situação de violência doméstica no município de Iranduba (a 27 quilômetros em linha reta de Manaus). O atendimento será das 8h às 15h, na Associação de Moradores da comunidade Portelinha, na estrada Manuel Urbano, km 28, ramal da Serra Alta (praia do Açutuba).

Serão emitidos primeira e segunda vias de documentos básicos (certidão de nascimento, RG, CPF e carteira de trabalho) e serviços de fotografia para documentos e repografia (cópias). “Quem mora no interior tem dificuldades em solicitar esses documentos, até mesmo por causa da falta de informação de como adquirir esses serviços. Por causa disso, muitos adultos não possuem sequer certidão de nascimento e essas ações itinerantes acabam sendo uma oportunidade de se legalizar e torna-se cidadão perante o Estado”, explica a titular da Sejusc, Graça Prola.

Mulheres vítimas de violência terão atendimento psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamentos na Unidade Móvel da Mulher do Campo e da Floresta. A programação oferecerá palestras, rodas de conversa, panfletagem e distribuição de cartilhas informativas sobre a violência doméstica e orientação nutricional.

Atividades extras – Oficinas de artesanato (fuxico e patch aplique), de culinária (biscoitos e doces) e de embelezamento (tranças, maquiagem e corte básico de cabelo) serão oferecidas na ação com o apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia do evento às 8h.

Ação de cidadania em Manaus – Além de Iranduba, em Manaus também vão acontecer outras três ações de cidadania para emissão de documentos básicos. Todas serão no dia 1º de agosto das 8h às 12h.

Local: Bairro Monte Pascoal (Zona Norte)
End.: Rua São Valentim, 180 – Igreja Pentecostal Unida do Brasil

Local: Bairro União (Zona Centro-sul)
End.: Rua 02 de Agosto, 79 – Escola Municipal Antônio Matias Fernandes

Local: Armando Mendes (Zona Leste)
End.: Rua i, Qd. 23, s/nº – Escola Municipal Aristóteles Alencar

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui