Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Estado realiza cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Amazonas Bilíngue

Após uma jornada que compreendeu dois anos de formação e 200 horas de atividades, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), certificará no próximo sábado, dia 28 de fevereiro, a primeira turma de formandos do programa “Amazonas Bilíngue”. A cerimônia de formatura ocorrerá a partir das 17h no Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, localizado na Av. Brasil, s/nº, bairro Compensa 3, zona oeste de Manaus.

Lançado em 2013 pelo Governo do Estado, o programa Amazonas Bilíngue, tem oportunizado a centenas de jovens matriculados na rede pública estadual de ensino o aprendizado da língua inglesa, por meio de um curso gratuito sob a assessoria de professores especializados.

Conforme o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, o programa Amazonas Bilíngue foi projetado pelo Governo do Estado com o intuito de privilegiar a formação do jovem estudante da rede pública. “O curso é voltado para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública e tem por objetivo capacitar jovens com fundamentos de língua estrangeira (língua inglesa) envolvendo noções de gramática e conversação. O programa também visa formar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Pólo Industrial de Manaus ou em demais frentes de trabalho”, explicou o secretário Rossieli Soares da Silva.

Segundo o secretário, a certificação abrirá muitos caminhos para os jovens formandos e servirá, também, como um fator motivador para a busca da qualificação “Nossa expectativa é que eles deem continuidade ao aprendizado, a fim de cada vez mais aperfeiçoar seu nível de conversação, um dos requisitos que o mercado de trabalho exige”, citou Rossieli Soares.

Desenvolvido desde 2013 em Manaus e também nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, o programa Amazonas Bilíngue consiste em um curso de dois anos, com aulas desenvolvidas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico. Ao participar do programa os jovens também têm acesso à alimentação e uniforme (camisa do programa).

Voluntariado na Copa do Mundo – Como uma das atividades práticas e extraclasse do programa, no período de realização dos jogos da Copa do Mundo em Manaus, em 2014, os estudantes do Amazonas Bilíngue participaram ativamente de ações realizadas na competição.

Com trabalhos de cunho voluntário e com ênfase na nova língua estrangeira assimilada no curso, os jovens estiveram na Arena da Amazônia e no Centro de Imprensa do Mundial fornecendo informações a jornalistas e ao público em geral.

Além de servir aos jornalistas e à população com o repasse de informações em língua estrangeira e língua portuguesa, os jovens participaram de forma ativa de um momento histórico para o esporte local, assim como para o Estado.

Intercâmbio – Conforme anunciado pelo Governo do Estado no início do programa, os 20 alunos com os melhores desempenhos conquistaram o direito de participar de um intercâmbio de 15 dias no Canadá.

O anúncio dos 20 jovens do programa que participarão do intercâmbio ainda neste primeiro semestre de 2015 foi anunciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no último dia 12 de fevereiro.

Os alunos selecionados para o intercâmbio educacional no Canadá – sendo uma estudante de Parintins e 19 de Manaus – foram: Carlos Lopes, Keully Mota, Yurika Oka, Gabriel Cabral, Paloma Duarte, Loise Silva, Alice Bezerra, Yaagov Pereira, Rodrigo da Silva, Giovanna Guimarães, Débora Lira, Louene da Silva, Marcos Guedes, Loyana Cunha, Tyfany Barbosa, Kamylla Correa, Sylvio Nascimento, Josiel Souza, Gabriela Barros e Wyvirlane Valente.

-publicidade-