O Governo do Amazonas reativará o programa que doará aproximadamente 14,9 toneladas de sementes de milho que chegaram a Manaus na tarde desta sexta-feira (09) e já estão no pátio da sede do Sistema Sepror, no Japiim, zona sul de Manaus.

Ao todo, foram adquiridas 22,7 toneladas de sementes, sendo que desse total, 7,8 toneladas já foram distribuídas para os produtores rurais do município de Humaitá (distante 675 km da capital Manaus). Para os outros municípios, os grãos serão distribuídos gradativamente.

Com investimento total de R$ 499 mil, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), e o Governo Federal, representado pelo superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Serafim José Teixeira Junior, vão beneficiar 1.133 produtores de 23 municípios, considerando 20 kg para cada produtor que possuir até 15 hectares de terra.

Mais desenvolvimento – O titular do Sistema Sepror, José Aparecido dos Santos, agradeceu o apoio do governo do Amazonas, ressaltando que o fortalecimento da Sepror e dos órgãos de assistência técnica, a exemplo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai permitir mais desenvolvimento no campo e dignidade para os pequenos produtores da região.

“Estamos cumprindo uma determinação do govenador Amazonino Mendes, que tem o desejo de transformar o Amazonas numa grande potência de produção agrícola do Norte do país. Essa distribuição de sementes representa a interiorização e regionalização do desenvolvimento que estava parada havia três anos, mas que retorna com o novo Governo do Amazonas”, destacou Aparecido.

O secretário disse ainda que o governador Amazonino Mendes vai continuar com ações voltadas para os outros campos do setor primário no interior. “A parceria entre os produtores rurais e o Sistema Sepror tende a se consolidar e se fortalecer dia após dia”, disse.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEPROR