24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo entrega tablets para alunos da Escola Estadual de Tempo Integral em Manaus Fonseca Ramos

Os alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos, localizada no bairro Monte das Oliveiras, receberão 485 tablets das mãos do governador do Amazonas, deputado estadual David Almeida, e do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, professor Dr Arone Bentes. A cerimônia de entrega acontece nesta terça-feira, às 9h, na quadra coberta da escola. Além dos alunos, 19 professores também vão receber os equipamentos pedagógicos. Paralelamente à entrega dos tablets, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) apresenta ao governador o programa Carreta Odontológica, que vem sendo desenvolvido desde o dia 18 de abril.

A escola, que foi inaugurada no dia 22 de maio, está em calendário especial para acompanhar o ano letivo que teve início no dia 6 de fevereiro.

O complexo educacional fica localizado na Travessa Louro Chumbo, Monte das Oliveiras, Zona Norte, e possui 12 salas que atendem 485 alunos do Ensino Médio, em regime de Tempo Integral. A escola teve investimentos da ordem de R$ 8.223.542,08 oriundos dos cofres do governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O complexo pedagógico conta com dois laboratórios – um de informática e outro de Ciências. Além de um espaço para os Grupos de Trabalhos de Linguagens (GTs), uma biblioteca e um auditório.

A área administrativa é composta pela sala dos professores, sala da gestora e da pedagoga e a sala da Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), uma inovação para aproximar ainda mais a comunidade da escola.

A escola também tem uma quadra coberta poliesportiva, um refeitório, horta e um amplo espaço de convivência.

O corpo docente é composto por 18 professores, seis coordenadores, uma pedagoga e uma secretária e a gestora Jeane Melgueiros Hidalgo.

Carreta Odontológica atende alunos do Lecita

O programa Carreta Odontológica, que teve início em 18 de abril, é uma parceria do Governo do Estado, por meio da SEDUC, com o Grupo Bringel Medical e tem por principal objetivo realizar a profilaxia odontológica nos alunos das escolas públicas do Estado. As carretas já atenderam 55.876 alunos em 18 escolas.

O atendimento é itinerante e realizado por duas carretas, uma com oito gabinetes odontológicos de outra com quatro. Todo o material e os profissionais são de responsabilidade do Grupo Bringel.

Além de atender aos alunos nas escolas, o programa também prevê equipar unidades que possuam o espaço para a instalação dos gabinetes odontológicos.

Para essa etapa do programa, a SEDUC realiza o levantamento das unidades que possam receber essa implantação, mas os Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) sãos as unidades mais adequadas.

Os alunos da EETI Lecita Fonseca Ramos estão recebendo atendimento da carreta desde a última segunda-feira.

Os atendimentos foram distribuídos entre os turnos. O serviço prestado pela carreta leva muito mais do que os serviços odontológicos gratuitos, ensina como cuidar da própria higiene bucal, e mostra, também, através de palestras, os muitos perigos que alguns alimentos trazem à saúde da boca.

A coordenadora técnica do Programa, Roseane Costa, explica que a carreta também vai atender às escolas que estão em calendário especial e falou sobre os serviços que serão oferecidos, “Apresentamos palestras sobre a prevenção de doenças bucais. Na parte do escovodrómo nós aplicamos as técnicas passadas na escola e o atendimento propriamente dito: exodontias, raspagens, profilaxias, orientações e encaminhamentos a uma unidade para procedimentos mais invasivos”, explicou a coordenadora.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui