25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo lança site para consultas públicas do Prosamin+ no Amazonas

Ferramenta busca incentivar a participação popular e levar transparência sobre informações referentes às etapas do Prosamin+

Priorizando a participação popular e o diálogo com a comunidade, o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), lança o site Consulta à Sociedade 2021, ferramenta que será utilizada para as consultas públicas do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), a ser realizado nas zonas sul e leste. A plataforma entrou no ar neste domingo (18/07) e pode ser acessada gratuitamente pelo endereço http://www.consultasociedadeprosamin.am.gov.br/.

Dentro da plataforma, encontra-se os estudos de Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS), Plano de Reassentamento (PDR) e os Estudos de Impacto Ambiental e Social (Eias) – que são os balizadores fundamentais para a elaboração e execução Prosamin+. O site possui ainda abas de informações sobre o que é a consulta pública e qual a sua importância.

A participação popular é fundamental para integrar as ações do novo programa com a sociedade, por isso a ferramenta permite que sejam enviadas perguntas e dúvidas mediante preenchimento de formulário on-line. Todas as dúvidas relacionadas às ações do programa serão esclarecidas e compor o Relatório Final, que irá responder eventuais questionamentos feitos durante a consulta pública.

Um novo olhar – O site da consulta pública foi pensado para atender, ouvir opiniões e críticas dos estudos socioambientais e de reassentamento de uma forma mais transparente, conforme explica a designer da UGPE, Polyana Santos, acerca da criação da plataforma.

A designer também expõe que o novo conceito por trás da identidade visual do Prosamin+ é inspirado em um novo olhar, trazendo uma visão mais panorâmica das múltiplas obras do programa, com ícones que representam +recuperação ambiental; +infraestrutura; +saneamento e +dignidade humana.

“A nova identidade visual carrega uma nova paleta de cores, tipologia amigável e elementos e elementos gráficos que estão conectados ao propósito de transformar vida”, conta Polyana.

Consulta pública – As consultas públicas serão realizadas nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 9h, e serão transmitidas ao vivo através do site Consulta à Sociedade 2021, e também pelo Facebook e canal no Youtube do Governo do Estado do Amazonas.

Devido às medidas de prevenção e enfrentamento da Covid-19, o evento contará apenas com participação presencial de representantes de órgãos municipais e estaduais, e também dos integrantes do Grupo de Apoio Local (GAL), que são moradores que atuam na disseminação de informações entre o governo e a população.

Prosamin+ – O Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior irá transformar a vida de mais de 60 mil pessoas que vivem nas áreas do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes, bairros localizados nas zonas sul e leste da cidade. O programa prevê obras de urbanização, novas unidades habitacionais, saneamento básico, abastecimento de água e drenagem urbana.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

spot_img