24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo não cumpre meta de instalação de câmeras de vigilância em Manaus

No início do ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, anunciou que até o fim de 2016 a cidade de Manaus teria cerca de 1 mil câmeras de monitoramento espalhadas pela capital.
Faltando aproximadamente 40 dias para o fim do ano, Manaus possui 262 câmeras instaladas pela cidade. O não cumprimento da meta estabelecida pelo Governo do Estado foi criticado pelo deputado estadual Wanderley Dallas.
De acordo com o parlamentar, 262 câmeras é um número baixo para garantir segurança aos 80 bairros e conjuntos habitacionais de Manaus. “Além do número de câmeras insuficiente, não sabemos com clareza quantas câmeras estão funcionando ou estão quebradas”, ressaltou Dallas.
Para amenizar a falta de câmeras de monitoramento, o Governo do Estado, por meio da secretaria executiva adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), está buscando parcerias com a iniciativa privada.
A proposta da Seagi é interligar câmeras particulares, instaladas em lojas, fábricas, supermercados e condomínios, ao sistema de vigilância do Governo do Estado.
Segundo comunicado da Seagi, cerca de 140 câmeras particulares foram interligadas, neste ano, ao sistema de vigilância, totalizando 400 câmeras de monitoramento. “Mesmo com apoio de empresários e moradores dos bairros, o Governo do Estado ficou longe da meta de 1 mil câmeras funcionando”, criticou Dallas.
Outro problema relacionado ao monitoramento das ruas de Manaus é a falta de recursos e de equipamentos para armazenar as imagens captadas.
O sistema de gravação utilizado pela Seagi permite que as filmagens fiquem guardadas por apenas nove dias. Após este período, todas as imagens são apagadas para dar lugar a novas filmagens.
“Se acontecer um crime e a polícia ou a Justiça precisarem das imagens, correm o risco de não encontrarem nada, pois tudo terá sido apagado”, denunciou Dallas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui