24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo promove debate sobre prevenção ao suicídio por meio do esporte

O governo federal promove hoje (24) e amanhã (25) o 4º Seminário Virtual do Projeto Integra Brasil que reúne especialistas e gestores públicos para discutir a prevenção ao suicídio e a automutilação entre jovens por meio do esporte.

“A cada 46 minutos uma pessoa se suicida no Brasil. E, infelizmente, a maioria desses que se foram eram jovens e adolescentes, e aquele que não perdemos estão se cortando e automutilando. Temos que virar esse jogo”, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, na abertura do evento.

O seminário faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, no âmbito da campanha #DêUmLikeNaVida, que tem o objetivo de estimular os jovens ao diálogo, para prevenção à depressão e ao suicídio. O evento é promovido pela Secretaria Nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania

A programação está disponível no site dos ministérios e as transmissões acontecem pelas redes sociais das pastas.

Criado em 2019, o Programa Integra Brasil tem como lema a frase “O futebol nos une” e promove ações de inserção em campo e eventos temáticos em regiões de vulnerabilidade social.

A iniciativa do governo federal em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem como objetivo sensibilizar, promover e enfrentar violações de direitos humanos, ampliar o acesso e o alcance da prática esportiva no país e prevenir o uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos.

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

spot_img