25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo recebe proposta de sindicatos para reajuste salarial de servidores da saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou, nesta segunda-feira (26/3), mais uma reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS, recebendo propostas dos sindicatos, visando o reajuste salarial que será concedido na data-base da categoria, em maio. As discussões na Mesa de Negociação, reativada pelo Governo do Amazonas após três anos parada, em gestões passadas, foram acompanhadas pelo defensor público Carlos Alberto Almeida, que aceitou o convite da Susam para isso.

A Mesa Estadual é o instrumento legal onde acontecem negociações, não apenas sobre a data-base da categoria, que é em maio, mas também sobre a efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), dentre outras questões envolvendo os trabalhadores, que estão sendo colocadas em pauta pela Susam. Durante a reunião, foi apresentado o demonstrativo da despesa com pessoal da secretaria e aberto espaço para que os sindicatos pudessem levar as propostas de melhorias para os servidores.

Para esta reunião, apresentaram propostas o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sindsaúde), Sindicato dos Trabalhadores em Controle e Combate de Endemias no Estado do Amazonas (Sindagente), Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Amazonas (Sinfar) e o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).

O coordenador da Mesa, secretário-executivo adjunto da Susam, Orestes de Melo Filho, explicou que a Mesa possui muitas demandas para dar continuidade com a celeridade que os servidores necessitam.

Para a presidente do Sindsaúde, Cleidinir Francisca do Socorro, a expectativa é de avanços. “Foi um avanço muito grande o governo ter nos ouvido, coisa que a gente não tinha nas outras gestões. Isto é muito importante para nós, que somos trabalhadores e representamos uma classe tão importante como a da saúde. Esta gestão tem um olhar diferenciado para a nossa categoria”, destacou Cleidinir.

Além dos membros da Mesa de Negociação e dos sindicatos que apresentaram propostas, participaram da reunião representantes do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Amazonas, Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Amazonas, Sindicato dos Assistentes Sociais do Amazonas, Sindicato dos Enfermeiros Servidores Públicos no Estado do Amazonas, Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Amazonas, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas, Sindicato dos Nutricionistas, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, gestores de órgãos do governo e universidades.

Foto: Divulgação/Susam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui