29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Grande ação de arborização do Bairro União recebe apoio da Prefeitura de Parintins

A primeira etapa do projeto socioambiental de revitalização da área de preservação das castanheiras centenárias e o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais no bairro União contou com a atuação direta da Prefeitura municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semmas), Obras e Serviços de Limpeza Pública. A ação realizada neste sábado faz parte do projeto “União Verdejante” desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) “Ycaa-cy, em defesa da vida”, com o apoio do Ibama, Ufam, Ifam, UEA e Associação de Moradores do Bairro União.

A iniciativa tem por objetivo transformar a área de castanheiras em uma área de museu vivo, um parque para a inclusão social e a humanização do espaço que antes era tomado pelo lixo, com foco principal para a preservação e conservação da área, além de formação de consciência envolvendo os moradores.

De acordo com Fabiana Campelo a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é para que a subsecretaria de Meio Ambiente abrace a causa para proporcionar melhor qualidade de vida. A subsecretária da SEMMAS pontuou que está em andamento um projeto para captar recursos financeiros com a finalidade de transformar aquela área em um horto florestal, com várias funções, entre as quais, o funcionamento de uma escola de educação ambiental e universidade livre em uma parceria com as Ongs e universidades.

O projeto “União Verdejante” recebeu a adesão de vários moradores que defendem a preservação, entre os quais João Gonçalves Pereira. Seu João Gonçalves fez questão de participar como voluntário da ação.

Outro morador que atuou como voluntário na arborização do bosque do bairro União foi seu Adnelson Venâncio Pereira Filho, o popular Peninha. Peninha ressalta que o benefício ambiental não será somente para os moradores da rua oito, mas para todos os moradores do União e da cidade.

Para autônomo João Ilson Ribeiro, uma das preocupações a partir de agora é a conscientização ambiental dos moradores do bairro União para a preservação daquela área. O geógrafo e idealizador do projeto “União Verdejante”, Marinaldo Franco destacou o sucesso da ação inicial com a participação da Prefeitura. Ele disse que administração entra como uma importante parceira que vai fazer com que as coisas aconteçam dentro do projeto.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui