32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Grandes varejistas participam de reunião com Braga sobre cenário do setor elétrico

“Passou mais segurança para nós”, afirmou Luiza Helena Trajano após o encontro

A situação atual do setor elétrico brasileiro, e as perspectivas e ações que estão sendo desenvolvidas para estimular a adoção de medidas de eficiência energética foram apresentadas aos integrantes do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), em reunião nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, com o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Após o evento, os executivos avaliaram que o encontro trouxe mais confiança ao setor varejista sobre a segurança do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).

Aos varejistas, Braga destacou a robustez do setor, que tem expandido sua capacidade de geração e de transmissão na última década. Também foi apresentado aos executivos o Guia de Eficiência Energética nas Edificações Públicas, que será lançado em algumas semanas pelo MME, em exposição feita pelo Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MME, Marcelo Cruz.

Os lojistas ainda receberam dados sobre a geração e transmissão de energia elétrica no País, apresentados pelo Secretário de Energia Elétrica do MME, Ildo Grüdtner; e sobre as perspectivas de médio e longo prazo da energia no Brasil, que foram apresentadas pelo secretário-adjunto de Planejamento Energético, Moacir Bertol.

Luiza Helena Trajano, presidenta do IDV e do Magazine Luiza afirmou que o encontro foi proveitoso, pois ajudou a mudar a percepção que os empresários do varejo tinham sobre a situação atual do setor elétrico.

“Passou mais segurança para nós. Não sabíamos disso (medidas em curso e situação do setor). E nós vamos ajudar a reduzir essa carga elétrica”, disse a presidente do Instituto.

O vice-presidente do IDV e presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, elogiou os esforços do governo no setor, em especial sobre o uso eficiente da energia elétrica. “Estamos confiantes com as palavras do ministro. O varejo tem total interesse nesse assunto, por ser o setor que mais consome energia. Existem já ações interna do varejo, visando a eficiência energética e somando esforços interno do varejo, com esses esforços bastante competentes e empenhados da esfera pública nos vamos atravessar esta crise”, afirmou Rocha.

O IDV já conta com comitês temáticos sobre sustentabilidade e eficiência energética, que já realiza trabalhos para tornar os prédios das lojas mais eficientes, e essa experiência poderá trazer contribuições à esfera pública, avalia Jorge Gonçalves Filho, Conselheiro do Instituto.

“Foi muito esclarecedora e importante para o comércio. Tudo o que escutamos fora, vimos que aqui tem sido tomadas providências eficazes, existe uma consciência muito grande do que deve ser feito, e uma projeção que dá segurança ao varejo. O varejo precisa ter confiança, segurança, porque isso a gente vai transmitir a nossos clientes. Vamos fazer , muito provavelmente, campanhas a nossos clientes dizendo que se precisa economizar, porém não é desespero”, afirmou Gonçalves.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui