33.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

GRITO ROCK MANAUS 2015

Integrando produtores, artistas, mobilizadores e movimentos sociais, o GRITO ROCK MANAUS chega à sua 8ª edição, sempre renovando seu modo de existir e de pensar a música, a produção cultural e a própria cidade. Em 2015 o projeto além de shows musicais, traz em sua programação, seja artística ou de formação, debates e tags que vão de questões de gênero, ocupação do espaço público, reforma política, movimento LGBT, saberes tradicionais e populares, mobilidade urbana, HIV.

O Grito Rock Manaus 2015, que é articulado pelo Coletivo Difusão, inicia suas atividades dia 06 de março e se estende até o dia 05 de abril. Os eventos ligados à música integram cerca de 08 iniciativas que reúnem deste bandas de metal, grupos de rap e reggae, DJs e bloco afro numa programação coletiva e colaborativa.

São as mulheres que abrem os trabalhos em lembrança ao Dia Internacional da Mulher com o show “A cidade e os sentidos”, apresentado pelas cantoras amazonenses Elisa Maia e Anne Jezini. O show vai acontecer no dia 06 de março, às 20h, no Café Teatro. No show, pensado especialmente para integrar a programação do Grito Rock Manaus, as cantoras colocam à prova seus repertórios autorais mostrando que existe trabalho duro e investimento alto no cenário musical da cidade de Manaus empreendido por mulheres. Elisa Maia vai apresentar as músicas de seu EP “Ser da cidade” lançado no final de 2013 para download gratuito (www.elisamaia.tnb.art.br) e Anne Jezini apresentará as músicas que farão parte do seu primeiro álbum que será lançado em maio deste ano. O evento ainda conta com a participação especial de 04 jovens cantoras que também apostam em suas próprias músicas: Olívia de Moraes (Anônimos Alhures), Kely Guimarães, Adriana Melo (Dona Celeste) e Cynara Lima (Pacato Plutão).

E ainda pautando as mulheres, no dia 08 acontece a Pós TV “Mulheres, Política e Cultura”, com mulheres de várias representações sociais debatendo seu papel na sociedade.

Outros produtores integram a programação como a Jacc Produções que no dia 07 de março inaugura o ‘Espaço Jacc’ no Centro Cultural Povos da Amazônia e se propõe um novo espaço dedicado à música produzida no Amazonas e potencial ponto de circulação de artistas e bandas do cenário independente brasileiro; o cantor de rap Jander Manaura, que empreende com sua produtora Orígenas Cultural, apresenta o Grito Rua – atividade que se propõe a ser uma espécie de feira de cultura urbana – com a ocupação da Praça Jeferson Peres (Prosamin da Av. Sete de Setembro) integrando manifestações artísticas de rua, apresentações de bandas, grupos de rap e performances de skate, BMX (montain bike) e Parkour; os metaleiros terão programação dedicada exclusivamente ao genero com a segunda edição do Grito Jarakillers captaneada pela banda Jarakillers no dia 21; na zona norte e leste três eventos ligados à cultura hip hop, cultura reggae e povos de terreiro (Roots Disco Reggae, HIP HOP ROOTS e Bloco Afro Ganga Zumba) se revesam nos dias 22, 29 de março e 04 de abril.

A programação desse ano também é composta por uma série de atividades de formação e debates, como a parceria com o DCE da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que levantará o “Vamos mudar as regras do jogo?”. A programação que acontece nos dias 26 e 27/03 debates na universidade sobre reforma política, democratização da mídia, mobilidade urbana, participação social e novas formas de organização social. Já no dia 24 a temática é LGBT e o debate permeia questões ligadas à homofobia e influência na mídia.

O Grito Rock Manaus 2015 também se transformará numa plataforma para uma atualização sobre o HIV, pautada pela Rede Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS no Amazonas, com campanha contra o preconceito e prevenção dentro da programação.

Realizado pelo Fora do Eixo, com apoio do Toque no Brasil e financiado pelo FDE Card, a cada ano o Grito Rock agrega dezenas de novos produtores. Com o intuito de democratizar o acesso a informação e facilitar a produção de um evento o Fora do Eixo oferece cartilhas, tutoriais e campanhas na área de produção, comunicação, sustentabilidade e formação. Todo conteúdo é disponibilizado para uso dos produtores e cria canais de diálogo entre esses possibilitando o fortalecimento de uma rede global de música.

Em Manaus o Grito Rock é articulado pelo Coletivo Difusão e em 2015 um de seus apoiadores é a Prefeitura de Manaus. Saiba mais detalhes e acompanhe a programação e atualizações na fanpage do projeto em Manaus: http://on.fb.me/1gKVehU
Histórico
Depois do início das edições integradas em 2007, o Grito Rock cresceu exponencialmente e em 2011 alcançou a marca de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na décima edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente, em 2014, ganhando amplitude global, o festival alcançou mais de 300 cidades e 35 países, tendo edições em vários países da América Latina, América do Norte, Europa e África.

Programação Artística _ GRITO ROCK MANAUS 2015
06/03 (sexta-feira)

20h _ Elisa Maia e Anne Jezini apresentam o show ‘A cidade e os sentidos’
Local: Café Teatro (Av. Sete de Setembro, nº 377, Centro).
Acesso: gratuito.
Convidadas: Olívia de Moraes (banda Anônimos Alhures), Kely Guimarães, Adriana Melo (banda Dona Celeste), Cynara Lima (banda Pacato Plutão).
Realizadoras: Elisa Maia, Anne Jezini e Coletivo Difusão.
07/03 (sábado)

20h* _ Lançamento Espaço Jacc
Local: Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa).
Acesso: gratuito.
Realizador: Jacc Produções (Beto Contartesi).
*O bar começa a funcionar no happy hour a partir das 17h, mas de 20h em diante o cantor Adriano Arcanjo recebe convidados na festa de lançamento do ESpaço Jacc.
14/03 (sábado)

15h _ Grito Rua
Local: Praça Jefferson Péres (Prosamin próximo à Av. Sete de Setembro).
Acesso: gratuito.
Atrações: Código de Honra, American Roses, Denny Vira Lata, Boomerang Blues, Mak, Hinert, Nossas Raízes, Cria dos Barros, Luneta Mágica, Equipe Black Roots, performancesde BMX, Parkour, Slack Line, Skate, Batalha de MCs, Breaking.
Realizador: Orígenas.
21/03 (sábado)

16h _ Grito Jarakillers
Local: a confirmar
Acesso: gratuito.
Atrações: banda Jarakillers + 04 bandas selecionadas via Toque no Brasil.
Realizador: banda Jarakillers.
22/03 (domingo)

16h _ Roots Disco Reggae
Local: Av. Itaúba (zona leste).
Acesso: gratuito.
Atrações: Djs da Equipe Black Roots, banda Nossas Raízes.
Realizador: Equipe Black Roots.
29/03 (domingo)

14h _ Bloco Afro Ganga Zumba
Local: Terreiro da Mãe Emília (Cidade Nova II, zona norte)
Acesso: gratuito.
Atrações: Show Coletivo ‘Cantos Negreiros’.
Realizador: Instituto Ganga Zumba.
04/04 (sábado)

14h _ HIP HOP ROOTS
Local: Rua 27, Mutirão (zona norte).
Acesso: gratuito.
Atrações: Daniel e Tina Roots, UBS Locker, Cria dos Barros, Reação MCs, Igor Muniz, Equipe Black Roots, American AM, Conexão Zona Norte, Denny Vira Lata, Nossas Raízes.
Realizadores: Coletivo Feminino Mariam, Projeto Casa Cultural, Crew Febre Urbana.

05/04 (domingo)

15h _ Domingo na Praça
Local: Praça Jefferson Péres (Prosamin próximo à Av. Sete de Setembro).
Acesso: gratuito.
Atrações: música, artes visuais, audiovisual, debates, performances.
Realizadores: Coletivo Difusão e produtores parceiros.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui