27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Grupo de Trabalho da prefeitura discute atualização do ‘Guia Orientador de Prevenção da Covid-19’

O Grupo de Trabalho Intersetorial da Prefeitura de Manaus se reuniu para alinhar os protocolos e medidas de segurança do novo coronavírus, descritos no “Guia Orientador para Prevenção e Controle da Covid-19”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 10/6, na sede do órgão, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Participaram da reunião o subsecretário de Administração e Finanças, Lourival Praia, o chefe-geral dos Distritos, Junior Mar, e representantes de setores técnicos da Semed.

As pautas da reunião foram a atuação da secretaria para diminuir a incidência de casos de Covid-19 nas suas unidades de ensino e os protocolos de monitoramento e controle contra o novo coronavírus, que precisam ser alinhados com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Sobre o Guia Orientador, o subsecretário Lourival Praia destacou que é necessário fazer uma atualização e reformulação. “A reunião foi muito importante para conhecermos o que a secretaria já tinha feito no ano passado para prevenir a proliferação desse vírus nas escolas. E, ao longo da reunião, percebemos que é fundamental fazer uma atualização urgente do guia e que temos de criar comissões setoriais nos nossos distritos, nas escolas e nas sedes administrativas da secretaria, tudo isso para a prevenção dos nossos servidores e alunos”, destacou.

O guia tem a finalidade de oferecer a alunos e professores orientações que possam diminuir o contágio do vírus no ambiente escolar. Há técnicas de higienização, formas de limpeza de ambiente, medidas de prevenção, protocolos de saúde, fluxos de atendimento para casos suspeitos de Covid-19 na escola, dentre outros.

A assessora da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Dircélia Ortiz, umas das colaboradoras do Guia, salientou as adequações. “A gente precisa fazer a atualização desse guia, vendo o cenário atual da Covid-19 e qualificar os protocolos de proteção nas escolas”, disse.

Texto – Emerson Santos/Semed

Foto – Alex Pazuello/Semed

spot_img