24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Grupo Experimental de Teatro do Liceu estreia novo elenco no espetáculo “Querô – O Selvagem da Rua”

Apresentação será nesta sexta-feira (1º/11), no Teatro da Instalação, com entrada gratuita

Com uma adaptação questionadora, baseada no romance “Querô – Uma reportagem maldita” (1976), do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, o Grupo Experimental de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentará, nesta sexta-feira (1º/11), o espetáculo “Querô – O Selvagem da Rua”. A apresentação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, acontecerá no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro), às 19h, com entrada gratuita.

Tiago Oliveira, coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu, conta que o espetáculo marcará a estreia do novo elenco do Grupo Experimental. “O grupo cresceu: saímos de oito alunos para 22. Um elenco muito jovem, com muita vontade de fazer o melhor. Todos motivados e disciplinados”, afirma.

Com classificação indicativa para 16 anos, o espetáculo conta a cronologia perdida do personagem Querô – filho de uma prostituta que se suicidou tomando querosene –, através do olhar selvagem sobre sua vida, nascimento e entrada no mundo do crime, mostrando todo tipo de violência por ele vivido. A montagem apresenta várias versões de Querô vagando pela alucinação doentia dos personagens da Casa Vermelha, da perversidade social e em vultos de lembranças de sua mãe; assim como seu anseio por soberania, emancipação, autodeterminação, afirmação e desejo de vingança.

Tiago Oliveira destaca a complexidade do espetáculo. “Fazer ‘Querô’ foi um desafio para o grupo. O espetáculo tem uma temática complexa, com texto de um autor brasileiro conceituadíssimo que é o Plínio Marcos. Os professores foram incansáveis na adaptação do texto, na concepção cênica, na preparação dos alunos”, pontua.

O espetáculo, que nasceu dos estudos sobre Teatro brasileiro e linguagens de estéticas do teatro físico e oprimido, faz um questionamento ao público: “onde estão nossos Querôs da atualidade?”.

FICHA TÉCNICA

“Querô – O Selvagem da Rua”

Direção: Elizeu Melo

Assistência de direção: Ednelza Sahdo

Coreografia: Eugênio Lima

Elenco: Brisa Ramos, Eduardo Oliveira, Victor Severo, Lincoln Cifer, Mario Jorgi, Mayara Cabral, Neuriza Figueira, Jacqueline Ketrin, Bianca Gomes, Vânia Rosas, Manoel Messias, Gabriel Ricardo, João Gouveia, Silvio Gomes, Bruna Pollari, Guilherme Peixoto, Will Porto, Patrycia Gonçalves, Paúllo Santos, Cacau Gonçalves, Helder Jheyson, Paula Baptista

Serviço: Espetáculo “Querô – O Selvagem da Rua”, com o Grupo Experimental de Teatro do Liceu

Data/hora: Sexta-feira (1º/11), às 19h

Local: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro

Classificação: 16 anos

Entrada: Gratuita

FOTO: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui