24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

GuardiAM 24 H entrega relatório de atividades do Programa à Comissão de Transição de novo Governo do Amazonas

O GuardiAM 24 Horas se reuniu, na manhã desta sexta-feira (30/11), com a Comissão de Transição do novo Governo do Amazonas para entregar o relatório de todas as ações realizadas pelo Programa. O ato ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul de Manaus.

De acordo com o coronel da Polícia Militar do Amazonas Walter Cruz, coordenador do Programa e secretário de Estado extraordinário, os relatórios entregues incluem as atividades desenvolvidas nos três eixos do GuardiAM 24 Horas: Segurança Pública, Penitenciário e Fronteiras e Divisas. Os documentos foram entregues ao general de brigada da reserva, Franklimberg Ribeiro de Freitas, que está à frente da equipe de Segurança Pública da Comissão de Transição do novo Governo.

Segundo Walter Cruz, grupos multidisciplinares realizaram estudos para traçar um diagnóstico da realidade das instituições de segurança. “Esses grupos fizeram pesquisas e, agora, apresentamos projetos que vão ser analisados pela equipe do Giuliani e vão ser analisados, também, pela comissão de transição”, afirmou.

Os projetos correspondem aos três eixos do GuardiAM 24 Horas. O último eixo a receber o diagnóstico da consultoria internacional de segurança Giuliani Security & Safety (GSS) foi o Fronteiras e Divisas.

A equipe da GSS visitou, entre 27 e 29 de novembro, os limites fronteiriços do Amazonas e as cidades de Tefé, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira para realizar os diagnósticos. Segundo Cruz, a equipe identificou a necessidade de integração e compartilhamento de informações entre Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Forças Armadas.

Cruz acrescentou que os documentos entregues à Comissão de Transição de Governo contêm detalhes do que foi realizado pelo Programa, incluindo o que foi publicado em Diário Oficial do Estado do Amazonas, previsão em orçamento para o Programa e as equipes que foram constituídas para dar desenvolvimento ao trabalho. “O que a gente espera é que esse programa visionário, o primeiro no Brasil, seja continuado”, afirmou o coronel, citando que o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, está buscando a estratégia de combate à criminalidade, semelhante ao GuardiAM 24 Horas, para todo o Brasil.

Comissão de Transição – O general de brigada da reserva, Franklimberg Ribeiro de Freitas, que coordena a parte de Segurança Pública da Comissão de Transição, informou que a equipe já visitou todos os órgãos, subordinados à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para realizar um levantamento da realidade atual que deve ser apresentado ao governo eleito na terça-feira (04/12).

FOTOS: DIVULGAÇÃO/GUARDIAM 24H

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui