GuardiAM 24h faz ajustes nos postos de atendimento do 190 para melhorar atendimento de ocorrências

Os postos de atendimento do 190, utilizados para o recebimento e encaminhamento de denúncias feitas pela população à Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foram otimizados desde o último fim de semana, na sala de operações da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. A mudança faz parte das ações de integração do programa GuardiAM 24h, comandado pelo secretário de estado Extraordinário, coronel Walter Cruz.

A partir de levantamento que identificou os horários de maior pico de ocorrências registrados no 190, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Gilberto Gouveia, determinou uma melhor distribuição de servidores para dar celeridade no atendimento das demandas. “Estamos trabalhando para melhorar o gerenciamento da distribuição de servidores para que os 14 postos de atendimento disponíveis sejam utilizados na totalidade e o número elevado de ocorrências, concentrado na sexta-feira, sábado e domingo, seja atendido de forma rápida e efetiva”, disse Gouvêa.

Conforme o levantamento, no último fim de semana, durante o turno de 24h, iniciado às 5h30 da sexta-feira (14/09) e finalizado às 23h30 do domingo (16/09), 2.497 ocorrências foram registradas pelo Sistema de Atendimento de Chamadas de Emergência (SACE). As principais denúncias foram: perturbação de sossego, violência doméstica e roubo em via pública. Nesse período, o maior pico de ocorrências ocorreu das 23h30 às 5h30, quando 623 denúncias foram contabilizadas.

De acordo com o SACE, de julho a setembro de 2018, registrou-se 4.248 trotes passados ao 190. Dentre as falsas denúncias que se destacam na estatística, constam crianças e adultos solicitando viaturas. “Um dos grandes problemas do serviço do 190 são os trotes, porque quando se encaminha uma viatura da Polícia Militar para um local onde não há situações criminais em vez de encaminhá-la para a resolução de ocorrências reais, prejudica a segurança da população. É imprescindível que os cidadãos acionem este serviço somente quando for necessário ”, recomenda Gouvêa.

O novo secretário executivo de Planejamento de Gestão Integrada, coronel Gilberto Gouvêa, tomou posse na manhã desta segunda-feira (17/09), em cerimônia na sala de treinamento do CICC. Na solenidade, estiveram presentes o secretário de Estado Extraordinário, coronel Walter Cruz, o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Anézio Paiva, o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel José Cláudio Nonato da Silva, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Mauro Freire, além de cerca de 70 pessoas, dentre elas civis e servidores de órgãos integrados de Segurança Pública do Estado.

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