24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Hábitos saudáveis previnem o câncer, alerta FCecon

Consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e tabagismo são alguns fatores de risco para desenvolver o câncer. Nesta quinta-feira (08/04), celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta a população para que adote hábitos saudáveis para prevenir a doença.

O câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células. Estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores.

Causas – O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas, presentes no meio ambiente, e internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

Estudos mostram que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o ideal é que a população evite os hábitos e práticas nocivas à saúde.

“Para se desenvolver o câncer, há fatores de risco que podem prejudicar a vida das pessoas. São hábitos adquiridos até mesmo na juventude, que trarão muitos malefícios no futuro, como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a obesidade”, afirma.

Prevenção – A adoção de hábitos saudáveis de vida pode prevenir a doença, destaca a coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista da FCecon, Marília Muniz.

“Precisamos alertar a população sobre os cuidados que ela deve ter para evitar essa doença, que é crônica, mas que pode ser 100% curável se for diagnosticada precocemente. Uma das atitudes é evitar o sol em excesso sem proteção. Outra são os hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos e evitar alimentos gordurosos, enlatados e embutidos”, afirma a coordenadora.

Outra ação que pode evitar o câncer é não fumar e evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Proteção e exames – O uso de preservativo durante as relações sexuais é uma importante medida. Desta forma, homens e mulheres previnem o Papilomavírus Humano (HPV), vírus adquirido sexualmente e que causa, através de infecções persistentes, o desenvolvimento de câncer de colo do útero e de pênis.

Os exames de detecção precoce do câncer de colo uterino, de mama e de próstata também devem ser feitos pela população seguindo o período e faixa etária indicados. “Muitos de nós trazemos na nossa genética a possibilidade de desenvolver o câncer ao longo da nossa vida. Então, tenha hábitos saudáveis de vida e faça seus exames para um diagnóstico precoce”, destaca Muniz.

Números – Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2021, em torno de 5,4 mil novos casos de câncer serão registrados no Amazonas.t

FOTO: Lucas Silva/Secom

spot_img