27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Hematúria: sangue na urina pede investigação clínica especializada

Infecção urinária, cálculos urinários, neoplasias malignas, tumores benignos, cistos, além da hiperplasia prostática benigna, entre outras alterações, podem ter um mesmo sintoma em comum: a hematúria. O problema é caracterizado pela presença de sangue na urina, confirmada através de amostras submetidas à análise laboratorial e tem tratamento, destaca o cirurgião urologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo.

Ele explica que o sangue na urina pode ser observado pelo próprio indivíduo, quando mais volumoso, mas também pode ser discreto, o que exige uma análise especializada para a detecção. Pode haver, ainda, a presença de coágulos na urina.

“A presença de sangue na urina pode vir acompanhada ou não de dor. Por isso, é importante a análise clínica, que pode detectar outros sintomas, tais como aumento do volume abdominal, incômodo apenas ao urinar ou durante o dia-a-dia, entre outros”, destacou.

O especialista destaca que a mudança da coloração da urina, deixando-a mais escura ou avermelhada, pode representar algo mais grave ou alguma alteração mais simples no sistema geniturinário.

“Nos casos mais simples, o tratamento medicamentoso funciona bem, com acompanhamento posterior. Mas há casos em que faz-se necessária uma abordagem mais aprofundada, incluindo cirurgia”. Entre os casos cirúrgicos, estão os de câncer de rim, bexiga, hiperplasia prostática benigna avançada e cálculos urinários e tumores benigos que possam estar afetando o funcionamento do aparelho urinário, conforme o urologista.

Entre as opções, estão as cirurgias minimamente invasivas, que utilizam pequenas incisões, e cuja recuperação do paciente é mais rápida. As cirurgias convencionais também podem ser indicadas em caso de doença em fase avançada. “Casa caso é um caso e tudo dependerá da avaliação médica e dos exames de apoio ao diagnóstico, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, cistoscopia, além de possíveis análises patológicas, caso sejam necessárias ou haja suspeita de câncer”, explicou Figliuolo.

Foto: https://my.clevelandclinic.org

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui