Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Hemoam implementa núcleo para facilitar interação com a rede hospitalar

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) instala Núcleo Interno de Regulação (NIR), estrutura para dar fluidez e agilidade às necessidades de pacientes com câncer e doenças do sangue, internados ou que precisem de atendimento na Fundação e também fora dela.

“Sempre que um paciente nosso precisar de algum serviço externo como uma consulta ao nefrologista, do qual o Hemoam não possui, o núcleo irá buscar na rede hospitalar um local e/ou profissional para atender essa necessidade”, explicou a médica clínica e reguladora do NIR, Katia Rates.

Dra. Kátia ainda acrescentou que o NIR também será útil em casos de pacientes oriundos do interior do Amazonas. “Se tiver um paciente que está numa cidade e lá for identificada uma situação hematológica que necessita de investigação, o município de origem desse paciente vai inserir a solicitação, abriremos canais e fluxo para essa comunicação, realizaremos o agendamento e levantaremos todas as informações do paciente”, completou.

O NIR do Hemoam fará toda essa intermediação por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister). A ferramenta já está implementada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) desde 2019. Em um levantamento recente, identificou-se que o tempo médio de transferência de pacientes para unidades de urgência e emergência reduziu, em Manaus, de 48 horas para 12 horas; e no interior, de até cinco dias para 33 horas.

Em um levantamento de 2016 a 2020, o Hemoam identificou que, aproximadamente, 43% dos pacientes em tratamento residem na capital, enquanto que os outros 57% são oriundos dos 61 municípios do interior, além de estados e países vizinhos.

“Estamos contentes com a criação do NIR para dar agilidade e resolução às demandas dos pacientes do Hemoam”, concluiu Kátia.

FOTO: Divulgação/Hemoam

-publicidade-