24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Henrique Oliveira destaca parceria entre Governo do Estado e Forças Armadas no Amazonas

O governador em exercício, Henrique Oliveira, participou, na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro, da cerimônia de comemoração dos 70 anos da Batalha de Monte Castelo, durante a Segunda Guerra Mundial e ressaltou a importância do Exército Brasileiro na proteção da Amazônia e na parceria entre Forças Armadas e Governo do Estado na realização de ações, principalmente no interior do Estado.

A cerimônia aconteceu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e contou com a presença de autoridades civis e militares, como o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo, e o comandante militar da Amazônia, general Teophilo Gaspar de Oliveira. Na ocasião, foram homenageados ex-militares combatentes que residem no Amazonas.

De acordo com o governador, a cerimônia foi duplamente significativa, uma vez que o seu pai foi um dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que atuou na tomada de Monte Castelo, no norte da Itália, em combate entre as forças aliadas e o exército alemão. “É uma homenagem dupla, já que meu pai esteve em combate há setenta anos, com 17 anos de idade, representando a equipe da Marinha naquela época e hoje eu estou aqui como governador em exercício”.

Henrique Oliveira destacou também a importância do trabalho em conjunto entre Exército e Governo do Estado, tanto na preservação da floresta e manutenção da segurança das fronteiras, quanto na realização de ajudas humanitárias, com o envio de médicos e suprimentos para comunidades isoladas do Estado.

Ele também ressaltou que o Governo do Estado pretende firmar, com o Ministério da Defesa, um convênio, financiado por meio do Fundo Amazônico, para a compra de quatro helicópteros, modelo Chinook C47, que tem capacidade para transportar até cem pessoas e poderá ser usado no atendimento de populações atingidas pela cheia, por exemplo. “Essas aeronaves serão adquiridas por meio de leasing, pelo Governo do Estado, e ficarão a disposição”, explicou o general Teophilo.

O governador em exercício afirmou que a parceria será discutida com o ministro da Defesa Jaques Vagner, que fará uma visita ao Estado em março. Ele também afirmou que o Governo pretende aumentar o número de parcerias com o Exército para a realização de obras. “Vamos aproveitar o batalhão de engenharia para firmarmos parcerias e construirmos estradas. O Exército Brasileiro tem expertise nesse sentido e a gente não pode dispensar essas parcerias”.

Batalha de Monte Castelo – A Batalha de Monte Castelo aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha durou três meses, e acabou no dia 21 de fevereir de 1945, quando ocorreram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui