Homem denunciado por estupro contra adolescente de 15 anos é preso pela Polícia Civil

A equipe de investigação do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (19/10), por volta das 11h, Leonardo Ferreira Barbosa, 36, denunciado por estuprar uma adolescente de 15 anos de idade.

De acordo com o delegado Leonardo Valença, titular da unidade policial, as equipes de investigação do 1° DIP já vinham realizando diligências em torno de casos dessa natureza no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade. Conforme Valença, o homem era alvo das investigações, uma vez que já tinha feito outras vítimas. O delegado disse, ainda, que chegou até o infrator após a adolescente de 15 anos comparecer na delegacia para formalizar a ocorrência. “Na manhã de quinta-feira (18/10) a adolescente nos procurou e relatou ter sido estuprada por um desconhecido, naquela região da capital. Verificamos que o modo de aproximação era idêntico ao adotado pelo infrator. O homem oferecia empregos para as adolescentes. No momento em que eles se encontravam, ele dizia às vítimas que, para conseguirem os trabalhos, elas teriam que manter relações sexuais com ele. Mesmo não consentindo o ato sexual, ele as forçava, caracterizando o estupro. Ao mostrarmos a foto de Leonardo à vítima, ela o reconheceu como autor do delito”, disse Valença.

O titular do 1º DIP afirmou, ainda, que após os abusos praticados, o homem ficava com os aparelhos telefônicos das vítimas. A partir daí, por meio dos contatos nos aparelhos, ele procurava potenciais alvos e continuava praticando os estupros. O infrator foi preso na casa dele, em um conjunto habitacional localizado na rua Ipixuna, bairro Cachoeirinha mesmo.

Reincidente – Valença destacou que o infrator, em 2017, já havia sido preso pela Polícia Militar e apresentado na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), pela prática do mesmo crime. “Peço a quem reconhecer Leonardo, que talvez tenham feito outras vítimas, para que nos procurem na delegacia e formalizem a ocorrência, para que possamos, assim, incluir ao Inquérito Policial”, pontuou.

Flagrante – Leonardo foi autuado em flagrante por estupro e roubo. Ao término dos procedimentos cabíveis no 1° DIP, ele será levado para Audiência de Custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

Disque-Denúncia – Quem puder colaborar com informações sobre os casos de estupro, entrar em contato com a equipe policial por meio do número: (92) 99446-4112, o disque-denúncia do 1° DIP, ou compareça à unidade policial, localizada na rua Duque de Caxias, n° 1926, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul. Delações também podem ser feitas ao número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu Leonardo Valença.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSIMP-PC/AM