Take a fresh look at your lifestyle.

Homem é preso com 20 quilos de cocaína durante fiscalização a embarcações no Rio Negro

-publicidade-

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), com apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), deflagrou na manhã desta sexta-feira (02/03) ação policial que resultou na prisão, em flagrante, de Xavier Chaves Flores, 31, com, aproximadamente, 20 quilos de cocaína. A prisão ocorreu durante fiscalização a uma embarcação no Rio Negro, nas proximidades do Porto da Manaus Moderna, no Centro, zona sul da capital.

A ação faz parte da operação “Jejuardes”, determinada pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, como estratégia de reforço da segurança até a Páscoa. De acordo com o coordenador de operação da Seai, delegado Denis Pinho, a embarcação, que vinha do município de Fonte Boa, distante 678 quilômetros em linha reta da capital, foi abordada por volta das 10h.

Conforme o delegado, a operação foi uma ação conjunta com base em informações da Seai e também parte da operação Jejuardes que visa combater o tráfico que abastece as bocas-de-fumo da região metropolitana de Manaus. “É feito um protocolo desenvolvido pela Secretaria de Inteligência para que sejam realizadas, constantemente, abordagens policiais em embarcações e, com o levantamento dessas informações, nós temos o direcionamento para a realização dessas ações”, explicou o delegado.

“Também contamos com um cão farejador, ‘Zeus’, que é um agente altamente treinado e capacitado a encontrar esses entorpecentes nas embarcações”, acrescentou Denis Pinho.

Durante a fiscalização na embarcação, o entorpecente estava armazenado em duas mochilas de viagem que pertenciam a Xavier. Em depoimento, o infrator admitiu que estava realizando o transporte da droga, entretanto, primeiramente, não informou quanto receberia para fazer o serviço e nem para quem entregaria o material ilícito.

O coordenador de Operações da Seaop, major da Polícia Militar, Bruno Azevedo, afirmou que as investigações continuarão na tentativa de identificar de quem era a posse da droga. “Foi feito o patrulhamento fluvial e, de posse das informações, nós fizemos a intervenção, fazendo buscas nas embarcações até que se chegou ao suspeito, que informou ter recebido o valor de R$ 20 mil para realizar o transporte”, disse o major.

A ação foi desencadeada pelas equipes da Seai e Seaop com apoio de policiais civis lotados na Delegacia Fluvial (Deflu) e Departamento de Repressão sobre Narcóticos (Denarc).

Xavier foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/06. Ao término dos procedimentos cabíveis realizados na base do Denarc, o infrator será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul da cidade.

FOTO: ERLON RODRIGUES/PCAM

-publicidade-