Homem é preso e Batalhão Ambiental liberta 15 pássaros mantidos em cativeiro no Japiim

Na tarde desta sexta-feira (18/06), policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), libertaram 15 pássaros que eram mantidos em cativeiro em uma residência no bairro Japiim, zona sul da capital amazonense. Durante a ocorrência, o responsável pelas aves foi detido por crime ambiental.

O tenente do Batalhão Ambiental, Pompilio Henrique, explicou que a polícia chegou até a casa do infrator por meio de denúncia anônima, feita pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

“Nós recebemos a denúncia, por meio da SSP, que no bairro do Japiim havia um cidadão mantendo em cativeiro diversos espécies de pássaros silvestres. Chegando ao local, nós constatamos a veracidade do fato e foi comprovado que ele não possuía nenhuma documentação referente aos animais”, explicou.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada em crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Herbert Lopes, o homem estava sem a documentação obrigatória. “Sete aves tinham as anilhas, que é o selo público, que garante que aquela ave pode estar legalizada, e oito não tinham essa anilha. Esse cidadão vai assinar um termo e nós estamos pedindo a perícia técnica para que se avalie a questão do selo. Posteriormente as aves serão encaminhadas ao Ibama”, disse o delegado.

O responsável pelos animais assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. O Batalhão Ambiental alerta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres, sem autorização de órgão ambiental competente, configura crime ambiental.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

MATERIAL DE VÍDEO

Link para baixar: https://drive.google.com/file/d/15UOGOeO_0PlKSOFdJCFiqRDXWKju2K9g/view?usp=drivesdk

Descrição de conteúdo: Imagens de apoio dos pássaros que eram mantidos em cativeiro. Sonora com o tenente do Batalhão Ambiental, Pompilio Henrique; Sonora com o delegado titular da Dema, Herbert Lopes.

Crédito de imagens: Carlos Soares/SSP-AM