26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Homem que transportava 40 kg de maconha em embarcação é preso

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), apresentou, na manhã deste sábado (20/10), o tripulante Robenilson Ramos Moreira, 24. O homem foi preso em flagrante, transportando cera de 40 kg de maconha do tipo skunk, no porão de uma embarcação oriunda do município de Tabatinga, distante 1.108 quilômetros em linha reta da capital.

Conforme a autoridade policial, a ação que resultou na prisão e apreensão da droga, foi realizada por policiais civis lotados no Denarc, Delegacia Fluvial (Deflu) e servidores da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

As equipes de investigação chegaram até Robenilson por meio de delação anônima, informando que uma embarcação chamada “Itaberaba”, vinda de Tabatinga, estaria transportando entorpecentes.

“Após a delação, conseguimos fazer a abordagem ontem por volta das 9h da noite, nas proximidades da Orla de Manaus, zona sul da capital. Essa droga estava escondida no porão da embarcação, em uma área de difícil acesso. Ao realizarmos revista e ao indagar o tripulante responsável pelo porão, ele abriu para a polícia. Então, conseguimos apreender todo esse material que estava camuflado na estrutura da embarcação”, explicou Paulo Mavignier.

O titular do Denarc afirmou que a carga, avaliada em aproximadamente R$ 170 mil, seria distribuída nas zonas da capital. A autoridade policial, disse, ainda que o comandante da embarcação não tinha conhecimento do entorpecente. A droga foi embarcada em São Paulo de Olivença, município distante 985 quilômetros em linha reta de Manaus. Em depoimento, o infrator alegou que receberia a quantia de R$ 27 mil pelo transporte.

Operação Banzeiro – De acordo com o delegado Denis Pinho, diretor de inteligência da Seai, o trabalho ordenado entre as instituições vai continuar, com objetivo de identificar embarcações que fazem esses transportes de drogas pelos rios do Amazonas.

“Esse trabalho é um fruto de uma operação que vem sendo deflagrada há meses, a operação ‘Banzeiro’, que já teve um saldo de mais de duas toneladas de drogas apreendidas durante essas ações pontuais e estratégicas que realizamos nas investigações de inteligência”, pontuou Pinho.

Flagrante – Robenilson foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis no departamento, será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui