28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Hospital Francisca Mendes celebra Dia Mundial do Coração com foco na prevenção de doenças cardiovasculares

“A prevenção pode reduzir em até 40% os casos de doenças cardiovasculares”. O alerta é do médico cardiologista Mariano Terrazas, durante a abertura do evento em alusão ao Dia Mundial do Coração, que aconteceu na manhã de sexta-feira (13/09), na recepção do ambulatório do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), unidade referência em cirurgias cardíacas no estado.

Durante toda a manhã, usuários e ex pacientes cirúrgicos participaram de atividades lúdicas, assistiram a uma apresentação musical e a uma palestra sobre a importância da reabilitação física do cardiopata, com o fisioterapeuta Jô Gomes Arce.

“A prevenção é muito melhor que o tratamento. Se a pessoa consegue manter uma vida saudável, desde a primeira infância, ela chega à velhice com saúde e, dificilmente, terá problemas no coração”, garante o cirurgião cardíaco, que também é coordenador do projeto Clube do Coração, que desenvolve atividades e orientações voltadas para pacientes familiares e profissionais do HUFM.

Alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e não fumar são pontos importantes de prevenção listados pelo cirurgião. Ele acrescentou também o uso de medicamentos de maneira correta e aferição de pressão arterial regularmente, como parte dos cuidados.

Para o médico, sem a prevenção, a demanda de tratamentos especializados aumenta e gera o crescimento da fila de cirurgias. “A prevenção começa na atenção básica. Aqui, no [Hospital] Francisca Mendes, nós tratamos as complicações graves e trabalhamos para evitar a reincidência das doenças”.

Atendimentos – De janeiro a julho de 2019, o HUFM aumentou em 37,5% o número de cirurgias pediátricas e em 8,69% as cirurgias em adultos, em comparação ao mesmo período de 2018. Diariamente, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

Clube do Coração – O projeto, que tem a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), existe há 11 anos e tem mais de 1.500 inscritos. Mensalmente, pacientes e familiares, recebem orientações, atividades lúdicas e acompanhamento realizado por uma equipe de 16 profissionais, incluindo fisioterapeutas, cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e enfermeiros.

Dia do Coração – O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro e, por isso, o mês também é reconhecido como Setembro Vermelho, destinado às ações voltadas para a saúde do coração e com objetivo de informar a sociedade e assim diminuir os casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, que ainda são uma das maiores causas de mortes no mundo.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui