Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Hospital Infantil Dr. Fajardo inaugura centro de imagem

O Centro de Imagem Dr. Aparecido Maurício de Carvalho passa a operar com aparelhos de raio-X digital e ultrassonografia

O Hospital Infantil Dr. Fajardo inaugurou, nesta terça-feira (30/03), o Centro de Imagem Dr. Aparecido Maurício de Carvalho. Unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o hospital recebeu um aparelho de raio-X digital e outro de ultrassonografia, ampliando a capacidade de atendimento e otimizando os processos médico-hospitalares.

Os equipamentos foram adquiridos no final do ano passado mediante aporte financeiro, do Governo do Estado, no valor de R$ 120 milhões. O recurso proporcionou à SES-AM investir em estruturas e equipamentos nas unidades de saúde.

Conforme o diretor da unidade, Aly Ballut, os equipamentos irão dar um upgrade (atualização) nos atendimentos, uma vez que permitirão que as imagens sejam lidas diretamente no computador do médico, tão logo o paciente realize o exame.

“Conseguimos com a ajuda do governador Wilson Lima, do secretário Marcellus Campêlo e de toda a equipe da SES colocar em prática o centro de imagem, fortalecendo a nossa capacidade técnica. Os exames de ultrassom e raio-X são fundamentais para o diagnóstico da doença que a criança tem. Esses equipamentos entram em operação de imediato. Antes os exames de raio-X eram revelações radiográficas e agora isso não existe mais. O aparelho agora é digital”, comemorou.

O Hospital atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com equipe multidisciplinar nas especialidades de Cirurgia Pediátrica, Enfermagem, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Imunização, Laboratório, Pediatria, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Serviço Social.

Mensalmente são atendidas, aproximadamente, três mil crianças nas mais diversas especialidades. A unidade funciona também com ambulatório, que fará uso dos equipamentos.

Equipamentos – Mesmo em um momento pandêmico, o governo estadual, por meio da SES-AM, equipou diversas unidades de saúde do Estado com a aquisição de aparelhos de ressonância, de ultrassonografia, raio-X digital, tomógrafos, carrinhos de anestesia, maca, mesa cirúrgica e outros.

De acordo com a secretária Executiva do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso, no final do ano passado, a SES conseguiu junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) um recurso expressivo que permitiu a aquisição dos equipamentos.

“Nós temos um mapeamento com as necessidades das unidades de saúde e, desta forma, sabemos quais delas mais precisavam de equipamentos. Foi observada essa necessidade no Dr. Fajardo, que foi contemplado e passa a contar com esses aparelhos modernos servindo à população do Estado”, disse.

Qualidade – A secretária Executiva Adjunta de Atenção à Urgência e Emergência, Mônica Lima de Melo, ressaltou a qualidade dos novos equipamentos de imagem; e relembrou quando o Hospital Infantil Dr. Fajardo era a Casa Fajardo, uma instituição filantrópica.

“Sou enfermeira por formação e passei aqui como aluna, depois vim acompanhar crianças no tratamento de feridas. Conheço o Dr. Fajardo de quando ainda era a Casa Fajardo, uma instituição filantrópica. E é uma alegria muito grande ver a evolução estrutural e tecnológica desse hospital, poder contribuir, por meio da gestão do secretário Marcelus, com a qualidade do serviço”, afirmou.

FOTO: Michele Gouvêa/SES-AM e Divulgação/Secom

-publicidade-