As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Hotel recebe certificado de Empresa Parceira da Natureza e planta 300 mudas de árvores

Primeiro hotel do Amazonas a neutralizar emissões de gases de efeito estufa, o Go Inn Manaus, localizado no Centro, recebeu pelo segundo ano consecutivo o certificado de Empresa Parceira da Natureza. A certificação é conferida pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) e reconhece a responsabilidade socioambiental do empreendimento.
Como parte das ações sustentáveis, o hotel plantará, na próxima semana, cerca de 300 mudas de árvores em uma área de recuperação ambiental no município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus. O objetivo é minimizar os impactos causados ao meio ambiente e fomentar a recuperação de um espaço de relevante interesse ecológico.
As espécies escolhidas para o plantio são nativas da Amazônia: Acapu, Anani, Andiroba, Carapanaúba, Copaíba, Cuiarana, Cumarú, Cupiúba, Embaúba, Freijó-branco, Freijó-cinza, Pau d’arco, Jarana, Jutaí-açu, Jutai-mirim, Morototó, Parapará, Paricá, Pau de balsa, Piquiá, Quaruba verdadeira e Sumaúma.
De acordo com o gerente-geral do Go Inn, Arilson Freitas, serão compensados em torno 53 toneladas de CO2 (53,07 tCO2e) referentes às atividades realizadas pelo hotel no ano de 2015. “Chegamos a esse número através de um cálculo feito pelo IBDN, levando em consideração tudo aquilo que gere impacto ao meio ambiente, como consumo de energia e geração de resíduos”, disse.
O hotel realizou a primeira ação de neutralização de carbono no ano passado, através da revitalização do Parque Sumaúma, única Unidade de Conservação Estadual em perímetro urbano de Manaus. Na atividade hoteleira, a preocupação com o meio ambiente se dá através do consumo consciente de recursos naturais, captação de água da chuva, o uso de energia solar e separação adequada do lixo.
“Buscamos diariamente fomentar a consciência do valor dos recursos naturais e engajar nossos colaboradores e hóspedes a adotar práticas sustentáveis. A nossa intenção é gerar crescimento de forma responsável na Amazônia, unindo o desenvolvimento econômico à responsabilidade social e preservação da natureza. Dessa forma, estabelecemos um novo padrão para a hotelaria brasileira”, afirmou Freitas.
Sobre o IBDN
O Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, desde 1991, atua junto ao poder público, iniciativa privada e centros acadêmicos no desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas através da produção e plantio de mudas nativas, Gestão e Educação Ambiental, além do fomento a novas tecnologias sustentáveis.