As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

HPS João Lúcio faz aniversário com programação comemorativa

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado completa 21 anos no dia 25 de setembro com uma programação de aniversário para usuários e servidores. As atividades iniciaram nesta segunda-feira (23/09) e seguem até o sábado (28/09), abordando um tema específico por dia. São palestras, rodas de conversa, apresentação de resultados, atividades terapêuticas e culturais, além de homenagens aos servidores da HPS.

De acordo com o diretor da HPS João Lúcio, Silvio Romano, a semana comemorativa será um período para reflexão e avaliação do trabalho institucional, pensando sempre na qualidade do serviço ofertado na unidade, mas também com foco na valorização do servidor.

“Existimos enquanto instituição para cuidar das pessoas. Mas não é só cuidar daquelas pessoas que entram pela porta da urgência e emergência, mas cuidar também daquelas que passam grande parte do tempo ao nosso lado e que, muitas vezes, nem conseguimos perguntar como elas estão. Essa semana de aniversário do João Lúcio é, acima de tudo, uma oportunidade para que possamos conversar, refletir e avaliar sobre tudo isso”.

Melhorias em 2019 – Desde o início do ano, o HPS vem recebendo melhorias na estrutura, readequação de espaços, ajustes no fluxo de atendimento e ampliação dos cuidados com a saúde dos profissionais que trabalham na unidade.

As salas de terapia semi-intensiva, da vigilância epidemiológica e da agência transfusional receberam reformas no primeiro trimestre do ano. Também foram feitos reparos no telhado, substituição de lâmpadas e instalação de placas e faixas de orientação no mesmo período.

Desde maio, todo o terceiro andar está recebendo obras de reparos nos pisos, portas e paredes. As reformas comtemplam gradativamente as enfermarias e banheiros. Ao todo, são cinco enfermarias foram revitalizadas para atender os usuários da unidade de saúde.

De acordo com o diretor, todas as 25 enfermarias, sendo 12 de cinco leitos e 13 de dois, serão reformadas no HPS. Como as obras têm curta duração, o diretor destaca que ainda consegue remanejar poucos pacientes por vez, sem interferir no fluxo dos leitos das enfermarias.

“As reformas foram possíveis por conta do gerenciamento dos recursos que a unidade possui. Conseguimos recuperar três enfermarias de cinco leitos e duas de dois leitos”, disse.

Além das reformas no terceiro andar, o banheiro do politrauma na urgência e emergência também passou por obras, e a enfermaria de observação, localizada no térreo, ganhou dois novos condicionadores de ar.

Atendimento – De janeiro a agosto de 2019, 77.755 pacientes receberam atendimento no HPS João Lúcio, média mensal de 9,6 mil pessoas por mês e 350 por dia. No mesmo período, foram realizadas 2.882 cirurgias, com média de 12 procedimentos cirúrgicos a cada 24 horas, em várias especialidades.

Também são realizados, por dia, uma média de 1.600 exames laboratoriais, 120 exames de tomografia e 250 exames de raios-X.

A unidade – O HPS João Lúcio possui 217 leitos, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com tempo médio de internação de sete dias.

O perfil do paciente atendido no hospital é o de jovens acidentados e idosos com morbidades e sequelas de várias patologias, como diabetes e hipertensão, cardiopatias, acidentes vasculares cerebrais e vasculopatias (pé diabético), que necessitam de acompanhante durante todo o período de internação.

O hospital foi inaugurado em 25 de setembro de 1998 como unidade de referência estadual no atendimento de pacientes politraumatizados e neurocirurgia, com atendimento em urgência e emergência na clinica médica e cirúrgica, abrangendo cirurgia geral, ortopedia e vascular, e sendo referência em buco-maxilo, cabeça e pescoço e neurocirurgia, além de realizar neurocirurgias eletivas de tumor e aneurisma.

Programação – As atividades começam na segunda-feira (23/09), mesmo dia em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Estresse. Por conta disso, a programação do dia será voltada para o tema, com atividades antiestresse, palestras motivacionais e avaliação do “Programa Antiestresse”, lançado em agosto na unidade, e iluminação externa na cor verde, em comemoração ao Setembro Verde.

Na terça-feira (24/09) a programação é voltada para o Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos, com a realização do 1º Simpósio sobre doação e captação de órgãos e tecidos, e apresentação teatral dos servidores do hospital, com a peça “A Vida que Segue”, além de rodas de conversa e palestras sobre o assunto.

Na quarta-feira (25/09) acontece a solenidade em comemoração ao aniversário do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, com a presença de autoridades, apresentação do Balé Folclórico do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Cultura (SEC).

O Dia Mundial da Segurança do Paciente será celebrado na quinta-feira (26/09) com apresentação do projeto “Paciente Seguro” e premiação dos projetos pilotos.

A sexta-feira (27/09) será voltada para o Dia de Saúde do Servidor com atividades de Práticas Integrativas Complementares (Pics), serviços de beleza e carreta da saúde.

As comemorações encerram no sábado (28/09), com atividades de relaxamento e apresentação de quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas.

Segunda-feira (23/09) – Dia Nacional de Combate ao Stress

Manhã: Atividades antiestresse no hospital

Tarde: Auditório – 14h

Palestra: “Aprendendo a conviver com o estresse” – Master em PNL, Dori Vânia Cunha

Palestra: “Mindfulness” – Psicóloga Alessandra Pereira

Avaliação do Programa Antiestresse do HPS João Lúcio

Noite: Hall principal – 18h

Iluminação noturna Setembro Verde

Terça- feira (24/09)

1º Simpósio sobre doação e captação de órgãos e tecidos do Hospital João Lúcio

Das 8h30 às 16h – Auditório

Apresentação teatral dos servidores – “A vida que segue”

Palestras e roda de conversa

Quarta-feira (25/09) – Solenidade de aniversário do João Lúcio

10h30 – Hall principal

Apresentação do Balé Folclórico do Amazonas

11h – Auditório

Apresentação do Balé Folclórico do Amazonas – completo

Homenagens ao programa “Mãos Que Cuidam”

Homenagens aos aniversariantes do mês

12h – Refeitório

Almoço especial

Quinta-feira (26/09) – Dia Mundial da Segurança do Paciente

14h30 – Auditório

Apresentação do núcleo de segurança do paciente e do projeto Paciente Seguro

Apresentação das unidades piloto e metas

Premiação

Sexta-feira (27/09) – Dia de Saúde do Servidor

Das 8h às 18h – Auditório e Área externa

Atividades com praticas integrativas complementares de saúde (Pics)

Atendimento nas carretas da saúde para os servidores (serviços odontológicos, exames ginecológicos e de mamografia)

Sábado (28/09) – Relaxamento e música

8h às 18h – Auditórios

Atividades de relaxamento

10h – Hall do 3º andar

Apresentação do quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

FOTO: Divulgação/Susam