Idam capacita agricultores de Manicoré para operar tratores nas atividades de mecanização agrícola

Cerca de 30 agricultores de comunidades rurais de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), participaram, na semana passada, do curso de Mecanização Agrícola realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Agricultura (Semapa).

O objetivo foi capacitar agricultores das comunidades Estirão, Monte Santo, São José do Miriti e Santa Eva, na operação de tratores agrícolas durante os trabalhos de mecanização. As comunidades foram contempladas com tratores e implementos agrícolas, por meio de edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), cujos projetos foram assessorados pela Unidade Local do Idam de Manicoré.

De acordo com o técnico em agropecuária e instrutor do curso, Luiz Alberto Platini, os agricultores das comunidades estão tendo a oportunidade de aprender na prática sobre como manusear esses equipamentos. “Essas máquinas são potentes e deverão ser utilizadas com todo um planejamento. Conforme o projeto para aquisição dos equipamentos, a meta é mecanizar até dois hectares por unidade de produção familiar”, destacou.

“Nós da comunidade Monte Santo fomos beneficiados com um trator que está chegando agora. E esse trator veio para nos ajudar na agricultura, nosso trabalho na roça é pesado e só no cabo do terçado. E esse equipamento veio para somar e facilitar os trabalhos realizados na nossa comunidade”, disse o agricultor Marcelo Guimarães de Souza.

O curso teve duração de 40 horas e capacitou agricultores que têm como principais atividades os cultivos de melancia, banana e mandioca.

FOTO: Divulgação/ Idam