Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Idam doa 25 mil alevinos de tambaqui a produtores de Iranduba

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a doação de 25 mil alevinos de tambaqui, além da entrega de Cartões do Produtor Primário (CPP), a produtores rurais de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A ação aconteceu no sábado (26/03), no km 13, ramal do Caldeirão, localizado na rodovia AM-070.

Os alevinos são resultados da parceria público-privada com produtor da região, que vem trabalhando com a reprodução de peixes nativos. A iniciativa beneficiou cerca de 15 produtores dos ramais do Paricatuba, Caldeirão, Cachoeira, Chisa e Barrai.

De acordo com o gerente de Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, com a entrega desses alevinos a expectativa é obter 50 toneladas de tambaqui em até 12 meses. “Após a entrega de alevinos, os piscicultores irão receber assistência técnica com o objetivo de melhorar o sistema produtivo. Para isso, serão monitorados parâmetros da qualidade de água e principalmente o ganho de peso mensal, visando a utilização correta da quantidade de ração a ser fornecida aos peixes”, enfatizou.

O produtor Ualiter Dias de Moura, 41, do lago do Ariauzinho, estrada do Caldeirão, km 14, foi um dos beneficiados com a doação dos alevinos. “Trabalho com a piscicultura há cinco anos e quando iniciei imaginava que estaria sozinho. Mas desde então tenho recebido apoio do poder público com a orientação dos técnicos do Idam, que me ajudaram a desenvolver na minha propriedade todo o sistema de criação de peixes. E a doação desses alevinos veio para alavancar a atividade”, disse.

Segundo o gerente do Idam em Iranduba, Jean Frank, o governo do Amazonas se preocupa com a valorização do pequeno produtor. “Iniciativas como essa vem para fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura no município, fazendo com que essa cadeia cresça, gere renda, segurança alimentar e liberdade para os produtores administrarem seus próprios negócios”, destacou.

Incentivo – O Cartão do Produtor Primário (CPP) possibilita ao agricultor familiar obter descontos na compra de máquinas, equipamentos, insumos, defensivos agrícolas e ainda garante apoio ao produtor na comercialização dos produtos. O documento é item obrigatório para o acesso às políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Apoio à comercialização – Os produtores de Iranduba também foram beneficiados com a entrega de kits feira pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Uma nova edição da feira vai funcionar no km 13, da AM-070, em frente ao cemitério Recanto da Paz. A previsão é que seja inaugurada nesta semana, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, das 06h às 17h.

FOTO: Lucas Oliveira / Idam

-publicidade-