Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Idam e Conselho Geral Sateré-Mawé discutem ações para fomentar a produção agrícola em Barreirinha

Para fomentar a produção agrícola do povo Sateré-Mawé em Barreirinha, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou, nesta quarta-feira (31/03), tratativas em parceria com o Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM) para a criação do projeto de um Polo Agrícola na Escola São Pedro, localizada no rio Andirá.

As ações contarão com apoio da Diocese Parintins e serão direcionadas às atividades de piscicultura (criação de peixes) na modalidade tanque rede, avicultura (criação de galinha caipira) e o plantio das culturas de cacau, açaí e guaraná em sistemas agroflorestais (SAF’s), além da capacitação de mão de obra. A ideia é expandir o projeto para outras localidades do território Sateré-Mawé e para os municípios de Maués e Parintins.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto prestará todo suporte e acompanhamento técnico para que esses indígenas possam acessar às políticas públicas, que visam à promoção humana e o desenvolvimento rural sustentável. “A unidade local do Idam, em Barreirinha, vai acompanhar todas as etapas do projeto, que será referência no município. A meta é apoiar desde o início de implantação, as práticas de campo até a comercialização dos produtos”, destacou.

Segundo o secretário geral da CGTSM, Jecinaldo Cabral, uma das prioridades do povo Sateré-Mawé é a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar indígena.

“Estamos buscando essa parceria para que possamos transformar, na prática, a questão da produção da alimentação animal e vegetal, onde os serviços de assistência técnica e extensão rural, prestados pelo Idam, são fundamentais na execução desse projeto”, explicou.

Em Barreirinha, o local central do território Sateré-Mawé possui 62 aldeias, com uma população de aproximadamente 8 mil habitantes.

FOTO: Divulgação / Idam

-publicidade-