Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Idam e Prefeitura de Atalaia do Norte firmam parceria para intensificar e desenvolver cadeias produtivas

Com o objetivo de dinamizar a economia local e executar estratégias de desenvolvimento rural sustentável para o município de Atalaia do Norte nos próximos meses, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) firmou parceria com a prefeitura local. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na terça-feira (18/05), na sede da Câmara Municipal, pelo diretor-presidente, Valdenor Cardoso, e pelo prefeito Denis Paiva.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto está executando um orçamento de R$ 100 milhões para fazer extensão rural e estruturar a frota com novos veículos (carros e lanchas). “Precisamos investir nesses veículos para alcançarmos os produtores de localidades distantes. Em muitas regiões, nossas estradas se tornam rios, a exemplo de Parintins. Estamos investindo em capacitação técnica, aquisição de sementes, mudas e insumos para ajudar o pequeno produtor a desenvolver sua atividade”, destacou.

O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, destacou a importância dessa parceria. “Vamos ajudar no desenvolvimento econômico da nossa população, tanto das comunidades ribeirinhas como dos nossos avicultores e piscicultores, para que possam tirar o seu sustento e dar uma vida melhor para suas famílias. Estamos trabalhando incansavelmente para investir em nossa cidade. A gestão do Idam e Prefeitura irá chegar aos lugares mais longínquos para apoiar essas famílias” disse o prefeito, ao destacar que a presença do Idam no município é resultado do compromisso que o governador do Amazonas assumiu com Atalaia do Norte.

Oficina em Atalaia do Norte – Nesta semana, o gabinete do Idam está no Alto Solimões para identificar e elaborar estratégias para o desenvolvimento socioeconômico e produtivo das famílias rurais de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. O objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio de uma assistência técnica continuada, fomento, processamento da produção e apoio à comercialização

“Nessa semana estamos, no município, realizando a oficina de planejamento para melhorar a renda, dinamizar a produção local e oportunizar a garantia alimentar. Não tinha dúvidas que iríamos encontrar soluções por aqui mesmo. Temos um potencial espetaculoso, temos água doce abundante, uma floresta com madeira que pode ser manejada, avicultura caipira, e a fruticultura. Vamos desenvolver estratégias baseadas nessas potencialidades”, disse o presidente do Idam, Valdenor Cardoso.

O gestor da pasta e a comitiva de especialistas do Idam nas áreas de pesca, piscicultura, produção vegetal e animal retornam para Manaus na sexta-feira (21/05), com um planejamento estratégico que será aplicado nos próximos meses.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-