31.3 C
Manaus
terça-feira, dezembro 5, 2023

Idam orienta agricultores familiares de Benjamin Constant sobre o controle da monilíase

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros), na quarta-feira (21/06), uma série de ações voltadas para orientações de controle da monilíase e a entrega de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“A monilíase é uma doença que ataca os frutos do cacau e do cupuaçu. Nós orientamos sobre a poda drástica, coivara e também recomendamos contra o uso do fogo, que pode dispersar o vírus”, delineou o gerente da unidade local do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima.

As ações se iniciaram com atendimento a propriedades na rodovia BR-307 e envolveu, também, a entrega de 5 CAFs. O documento se destaca como essencial para assegurar ao agricultor familiar o acesso a políticas e chamadas públicas.

Monilíase

Segundo o gerente de Defesa Florestal da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Sivandro Campos, a doença é causada pelo fungo Moniliophthora roreri e afeta apenas os frutos, em especial o cupuaçu e o cacau, sendo este um dos principais fatores limitantes do cacau na América tropical. A praga, se não for contida, pode ocasionar em perdas de 30% a 100% em alguns casos.

“Antes era uma doença observada na Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolívia. Nossa política era de prevenção, mas agora precisamos tomar medidas de contenção e erradicação. Precisamos impedir que essa doença se espalhe para plantas de outros municípios”, concluiu.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

FOTOS: Divulgação/Idam

spot_img