As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Idam promove cursos de capacitação técnica voltados às culturas do açaí, café, produção orgânica e agroecológica

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) promove, nesta semana, três cursos voltados as culturas do açaí, café, produção orgânica e agroecológica. As capacitações que iniciaram hoje (02/12) e seguem até sexta-feira (06/11), são destinadas aos técnicos executores dos Projetos Prioritários – 2019/2022 para o desenvolvimento das respectivas cadeias produtivas.

Para a diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, as capacitações para execução dos Projetos Prioritários são necessárias, visto que cada cadeia produtiva requer uma condição, atenção, responsabilidade, contribuição e parceria para que o projeto dê certo. O objetivo é fazer com que aquele produto oriundo de determinada cadeia produtiva tenha qualidade e a capacidade de competição com outros produtos do mercado.

“Já passamos por todo o processo de lançamento, no qual apresentamos as cadeias que serão trabalhadas e agora já estamos na fase de execução. Vale ressaltar que esse trabalho não é apenas um serviço cotidiano, mas sim um plano de trabalho para mostrar e alcançar os objetivos que cada cadeia propõe, e o principal deles é o aumento da produção e produtividade”, disse a diretora-presidente.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, José Milton Barbosa, a capacitação técnica é um fator fundamental para o cumprimento das propostas inseridas em cada projeto das cadeias produtivas. “Nós propusemos a priorização de algumas cadeias produtivas e para execução desses projetos precisamos discutir todos os aspectos que envolvem cada cadeia e, ao mesmo tempo, fazer um processo de integração e de orientação sobre o que cada executor precisa fazer em seu município”, destacou.

Os cursos para a cultura do açaí e para a produção orgânica e agroecológica iniciaram no Idam Central, localizado na rua Carlos Drummond de Andrade, bairro Japiim, zona sul de Manaus. Já o curso para a cultura do café ocorre no município de Silves (distante 206 quilômetros de Manaus).

Participam da capacitação técnica para o Projeto Prioritário da cadeia produtiva do açaí os gerentes e técnicos do Idam de 12 municípios do Estado. Do curso para a execução dos projetos de agroecologia e sistemas orgânicos participam os representantes de 10 municípios. Já o curso do Projeto Prioritário do café, que ocorre em Silves, participam os técnicos do Idam de sete municípios.

Prática de campo – Na terça-feira (03/12), a equipe técnica, que participa do curso de agroecologia segue para o município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus, em linha reta) para visita à Unidade de Produção Orgânica do agricultor Joed Melo. As aulas práticas seguem até sexta-feira (06/12), quando serão finalizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Campus Manaus/zona leste.

Já a prática referente ao curso sobre a cultura do açaí acontecerá na próxima quarta-feira (04/12), também no município de Iranduba, onde os participantes serão capacitados sobre os métodos de irrigação (sistema de produção) para a cultura.

FOTO: IDAM/DIVULGAÇÃO

você pode gostar também