24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Idam realiza 1º Workshop sobre Pesca e Aquicultura no Amazonas

Serão cinco dias de debates, com espaço para discussão e socialização de conhecimento

Com o objetivo de difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizará, de 15 a 19 de fevereiro, o 1º Workshop Técnico sobre Pesca e Aquicultura no Amazonas. O evento, que acontecerá de forma virtual, é direcionado para extensionistas rurais e demais profissionais da área.

O workshop, que acontecerá no horário das 9h ao meio-dia, irá discutir o panorama da pesca e piscicultura no estado, procedimentos para regularização ambiental, produção de tambaqui em sistema intensivo, pesca manejada do pirarucu, Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-bio), subvenção econômica do pirarucu, entre outros assuntos.

“As atividades de piscicultura e pesca são de grande expressão econômica para o Amazonas, pois além da especial importância da garantia alimentar, ainda são consideradas promissoras na geração de ocupação e renda no interior do estado”, destacou o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso.

De acordo com o coordenador do evento e gerente de Pesca e Aquicultura do Idam, Daniel Borges, a expectativa é atingir mais de 200 profissionais da área.

“Além de gerar conhecimento técnico, nosso objetivo também é preparar os extensionistas que prestam os serviços de assistência técnica e extensão rural no interior do Amazonas. Nossa meta é oferecer um serviço qualificado e eficiente, seja na emissão de documentos como o Cartão do Produtor Primário (CPP) ou na difusão de informações sobre regularização ambiental e procedimentos para o desenvolvimento das atividades no estado”, disse Daniel.

A programação contará com a participação de especialistas da Embrapa Amazônia Ocidental, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Para participar do evento e obter mais informações sobre a programação, basta acessar o link: http://www.idam.am.gov.br/1o-workshop-tecnico-da-pesca-e-aquicultura-para-extensionistas-rurais-do-amazonas/.

FOTO: Arquivo

spot_img