Idam realiza curso de piscicultura para produtores de Iranduba

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), realizou, na segunda-feira (14/06), o curso de capacitação em piscicultura no município de Iranduba, distante 27 quilômetros de Manaus. O curso foi ministrado pela técnica da Secretaria de Pesca e Aquicultura da Sepror, Sandra Portela, e abordou temas como construção de viveiros, espécies cultivadas e sistemas de produção.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Iranduba, Jean Frank Cavalcante, a ação busca fomentar o setor no município, que vem enfrentando problemas com a qualidade da água e ataques de parasitas.

“Iranduba tem em torno de 200 piscicultores que produzem tambaqui e pirarucu em escala familiar, muitos dos quais têm interesse em alavancar a produção e aumentar a oferta de pescado oriundo da piscicultura. O Idam também tem assistido produtores que estão em fase de implantação de viveiros, alguns destes já estão participando do curso com a intenção de iniciar sua produção de maneira correta”, disse Jean.

Ao longo de sua programação, o curso abordou os temas de planejamento, construção de viveiros, espécies cultivadas, sistemas de produção, preparação de viveiros, qualidade da água, povoamento e manejo da produção. Cerca de 25 piscicultores participaram da ação.

“Espera-se que com os conhecimentos adquiridos, os produtores consigam trabalhar a piscicultura de maneira independente, adquirindo técnica para resolver seus problemas e atuarem como agentes multiplicadores das boas práticas de piscicultura”, concluiu o gerente local.

FOTO: Divulgação / Idam