27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Idam realiza cursos sobre culturas agrícolas e criação de animais na 42ª Expoagro

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), vinculada da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizará uma série de cursos durante a 42ª Exposição Agropecuária (Expoagro), que neste ano acontecerá de 28 a 30 de setembro, de forma totalmente digital. Os cursos voltados ao cultivo de culturas agrícolas e criação de animais estarão disponíveis no endereço www.expoagro.am.gov.br, no pavilhão do conhecimento.

Ao todo, o Idam irá oferecer na plataforma on-line um total de oito cursos, nas áreas de produção de hortaliças, pecuária de corte sustentável, pecuária leiteira, controle de pragas em pastagens, boas práticas na criação de aves de corte e postura, e culturas do abacaxi, milho e mandioca. Os cursos são destinados aos mais de 40 mil agricultores familiares e produtores rurais assistidos pelo Idam nos 62 municípios do Amazonas, além de estudantes e profissionais da área.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, os recursos tecnológicos proporcionaram essa aproximação de forma digital, e o Idam não poderia deixar de realizar cursos que são essenciais para fortalecer a produção agrícola e a criação de animais no Amazonas.

“Neste momento de pandemia pelo qual o estado passa, esses cursos on-line são uma ótima oportunidade para obter mais conhecimentos sobre técnicas e práticas de campo para quem trabalha com a produção de alimentos”, destacou.

Sobre a cultura do abacaxi, os participantes poderão conferir informações sobre o manejo da cultura, custo de produção, classificação regional do abacaxi, colheita e pós-colheita. Já a capacitação sobre controle de pragas (insetos, fungos, bactérias e invasores) nas pastagens vai destacar os processos que incluem o controle físico, mecânico, biológico e químico.

Com uma carga horária de oito horas, o curso básico de pecuária leiteira vai abordar conceitos sobre produção leiteira conforme legislação vigente, sistemas de produção disponíveis no mercado, boas práticas de ordenha, sanidade animal e legalização da unidade de processamento do leite. Após a Expoagro Digital, os cursos ficarão disponíveis até o dia 20 de setembro na plataforma e depois no canal do Idam no YouTube: Idam Rural.

A plataforma digital da 42ª Expoagro está dinâmica e com uma programação diversificada com eventos ao vivo, rodadas de negócio, estandes virtuais, venda de animais e apresentação artística. A agenda com a programação dos três dias de evento também está disponível no site da Expoagro.

FOTO: Divulgação/Idam

spot_img