Take a fresh look at your lifestyle.

Idam segue com atividades nos programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário em Caapiranga

-publicidade-

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) deu continuidade aos trabalhos dos programas do Governo do Estado, Pró-Mecanização e Pró-Calcário, nesta semana em Caapiranga, município distante 134 quilômetros de Manaus. O objetivo é o melhoramento da qualidade do processo produtivo dos agricultores, feito em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Prefeitura Municipal de Caapiranga.

“Através dessas ações, estamos incentivando e mostrando para os agricultores do município e para a comunidade em geral que a mecanização, a calagem e a adubação são de suma importância para o agricultor familiar, agregando valor na produção. Este trabalho é crucial para que o agricultor veja essa mecanização, comece a se adequar às melhores práticas e busque qualificação, sendo incluído nos programas por meio das políticas públicas do Estado. É todo um processo para conseguir a melhoria de sua produção”, explicou o gerente da unidade local do Idam em Caapiranga, Herley Dilahar.

Com a realização dos trabalhos no município, serão feitos plantios de cará, banana e mandioca, além de pastagens. Foram contratados cinco projetos, com 20 hectares e atendendo cinco produtores da região. Os projetos estão sendo feitos na estrada Ari Antunes e ramal do Campinas.

Segundo Herley, as áreas estão terminando de ser mecanizadas. Com isso, será iniciado o processo de aplicação do calcário, onde serão feitos os estudos do solo para que daqui a 30 dias se faça plantio.

O gerente informa ainda que os produtos oriundos desses plantios serão vendidos nos programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e de Aquisição de Alimentos (PAA) com doação simultânea. “Estamos colocando todos esses produtores nas políticas públicas que possam contribuir com o melhoramento de sua produção”, explicou o gerente.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-