25.3 C
Manaus
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Idosos comemoram revitalização do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa

Os idosos que serão atendidos no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), localizado ao lado da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, comemoraram a retomada das atividades na unidade, agora inteiramente revitalizada para realizar, mensalmente, cerca de 400 atendimentos psicossociais, jurídicos, registro de denúncias de violências e encaminhamento a programas sociais oferecidos pelo estado.

Rosilene Gualberto, 62, que integra o Fórum da Pessoa Idosa, destacou que as melhorias no espaço trarão benefícios ao público da terceira idade.“O centro recebe toda a demanda das zonas da cidade. Então, é muito importante esse serviço aqui, né? E ficou muito bom para receber os idosos”, disse Rosilene.

O espaço foi reinaugurado pelo Governo do Amazonas nesta quarta-feira (10/01). A obra custou R$ 112,3 mil, e entre os serviços realizados estão pintura completa, troca de todo o telhado, além de revisão do sistema elétrico e hidráulico e instalação de novos condicionadores de ar.

O Cipdi funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e oferecerá, por mês, 400 atendimentos psicossociais, jurídicos, registro de denúncias de violências e encaminhamento a programas sociais do Estado para os idosos, como o Idoso Empreender, que permite acesso a crédito para iniciar o próprio negócio por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e o Vida e Saúde do Idoso Ativo, que oferece ações de saúde, inclusão social e combate à violência em espaços já existentes nos bairros onde moram os idosos.

Frequentadora do Cipi, Iduvige Bento, 64, participa de atividades voltadas para idosos após passar por uma depressão. Ela afirma que políticas públicas como essas podem transformar vidas.

“É muito importante cuidar dos idosos, porque assim teremos uma vida mais longa e mais feliz”, destacou a usuária.

O Centro Integrado dispõe de equipes técnicas especializadas, que realizam visitas domiciliares, mediação de conflitos e atividades preventivas contra violações de direitos. A unidade atende com demanda espontânea para orientações, denúncias e demais serviços.

O acesso por transporte público pode ser feito por meio das linhas 100, 304, 359, 446, 402 e 407.

Serviço ampliado

O Cipdi possui outros dois postos, atendendo ao público da zona norte da capital no Shopping ViaNorte, bairro Monte das Oliveiras, e ao público da zona leste, no Shopping São José, aberto em novembro de 2023. Os espaços oferecem os mesmos serviços na unidade do Parque Dez.

Em 2023, o Cipdi atendeu 981 idosos e realizou 380 visitas domiciliares. Além disso, com a campanha nacional Junho Violeta, os trabalhos integrados com a segurança pública são reforçados para cumprimentos de mandados e averiguação de denúncias de violências contra os idosos.Fotos: Alex Pazuello/ Secom

spot_img